Disciplina Curricular
Semiologia Psicomotora SP
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhece a teoria de Organização Funcional Cerebral de Luria e identifica o conjunto de factores psicomotores dela decorrentes. Conhece a evolução das síndromes psicomotoras no desenvolvimento. Fundamenta os factores psicomotores funcionais e disfuncionais da Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção de Corpo, Estruturação Espacio-temporal, Praxia Global e Fina em função das suas significações Psiconeurológicas. Conhece a semiologia da psicomotricidade com base na visão psiquiátrica de Ajuriaguerra Conhece o conceito de Sistema Psicomotor Humano e suas propriedades (totalidade, interdependência, hierarquia, auto-regulação e controlo, interacção com o mundo exterior, homeostasia, adaptabilidade, e equifinalidade.). Conhece diferentes possibilidades de intervenção no âmbito dos factores psicomotores, tendo como referência diferentes propostas metodológicas, nomeadamente os métodos de Guilman, Ajuriaguerra, Soubiran, Masson, Lapierre e Aucouturier,)Huguette Bucher., (...)
Programa
1.Fundamentos teóricos da Semiologia Psicomotora 2.Sistema Psicomotor Humano (SPMH) 3.Semiologia e Significação Psiconeurológica dos Factores Psicomotores
Métodos de ensino e avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA Avaliação teórica com 50% Avaliação teórico-prática com 50% Exame Final