Disciplina Curricular
Desenvolvimento Curricular DC
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
(i) Conhecer e diferenciar conceitos fundamentais do Desenvolvimento Curricular; (ii) Conhecer e interpretar os diferentes elementos e decisões do planeamento, de forma integrada; (iii) Elaborar planos de ação educativa em função dos objetivos e de decisões de ordem estratégica.
Programa
Teoria Curricular. O Desenvolvimento Curricular como atividade prática, baseada em crenças e valores. A relação entre o currículo e os contextos político, económico e social. As questões fundamentais da Teoria Curricular. Taxonomias e dimensões do currículo – o currículo ideal, o currículo formal, o currículo percebido, o currículo planeado, o currículo operacional e o currículo real; currículo formal, informal e oculto. Planeamento Curricular. A hierarquia das decisões curriculares. A formulação de objetivos. As funções dos objetivos. Os níveis de objetivos e a hierarquia de objetivos pedagógicos. A seleção de objetivos. A operacionalização de objetivos. Os objetivos formulados em termos de resultados esperados. Componentes de um objetivo operacional. A tipologia dos planos de formação segundo o horizonte temporal de realização. Os planos a curto, a médio, a longo e a muito longo prazo. Componentes dos planos. O contexto do planeamento para populações especiais.
Métodos de ensino e avaliação
A aprovação na disciplina pode ser obtida por Avaliação Contínua ou em Avaliação Final. O modelo de avaliação contínua, desenvolvido ao longo do semestre, compreende as seguintes componentes: (a) prova oral intermédia – 30%; (b) prova escrita final – 30%; (c) trabalho de projeto em grupo – 40%. Avaliação Final: Exame com prova escrita.