Disciplina Curricular

Métodos e Instrumentos de Avaliação MIA

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos Gerais:A Disciplina de Métodos e Instrumentos de Avaliação tem por objetivo facultar a compreensão da importância dos requisitos científicos da avaliação do comportamento humano através da aquisição de princípios éticos.Objetivos Específicos:1. Conhecer os conceitos fundamentais de avaliar.2. Conhecer as diferentes metodologias, técnicas e instrumentos de avaliação explicitando os pressupostos teóricos que lhes estão subjacentes.3. Conhecer metodologias de recolha, análise e interpretação da informação.4. Conhecer instrumentos de avaliação (Testes, Questionários, Entrevistas e Grelhas de observação).5. Saber elaborar um relatório de investigação.

Programa

A Testagem no processo de avaliação. Evolução histórica. Definição de Teste.Os primeiros Testes em Educação e Psicologia (Binet e Simon). A Estandardização.Qualidades dos Testes; Validade e Fidelidade; Discriminação e Sensibilidade.Interpretação quantitativa e qualitativa dos resultados. Normas. Centis e Decis.O resultado padrão e variantes.Aspetos essenciais para a seleção dum teste. Testes individuais e coletivos. Testes de referência à norma e de referência a critério.Aferição dos resultados; Sensibilidade e fidelidade dos resultados. Erro padrão de medida.Validade dos resultados.Análise e discussão dos resultados.

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina de Métodos e Instrumentos de Avaliação organiza-se em aulas teóricas e teórico-práticas e práticas. O Modelo de formação implica a participação ativa dos alunos exigindo uma elevada assiduidade e a constituição de grupos de trabalho (3 ou 4 elementos), para a concretização das aplicações indispensáveis de acordo com os objetivos enunciados.Modelo de Avaliação:A avaliação da Disciplina pode ser realizada segundo duas modalidades: (1) avaliação contínua ou (2) exame final.Avaliação ContínuaEm regime de avaliação contínua, cada aluno tem de realizar um teste sobre a matéria lecionada (nota mínima de 9.5) com data fixada no início do ano. Por sua vez, cada grupo de trabalho tem de realizar por escrito uma monografia relativa a um Tema de avaliação do curso teórico-prático (nota mínima de 9.5), bem como entregar trabalhos diários. Este trabalho terá de ser apresentado de acordo com um calendário estipulado no início do ano. O cumprimento das tarefas enunciadas dá acesso direto à prova oral que completa o modelo de avaliação.Testes de Frequência – 50% (nota mínima de 9.5) Monografia de Grupo – 30% (nota mínima de 9.5) Dinamização das sessões/trabalhos diários – 20%Nota: O aluno que obtenha nota inferior a 10.0 terá de realizar exame final (prova escrita e prova oral).Exame FinalO aluno que não participou no regime de avaliação contínua tem de realizar a prova escrita de exame final, dependendo o acesso à prova da obtenção da nota de 9.5 valores. A nota final é a média aritmética das notas obtidas nas provas escrita e oral.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre