Disciplina Curricular

Fundamentos das Terapias Expressivas FTExp

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer do ponto de vista conceptual a história e as particularidade conceptuais das terapias expressivas. 2. Adquirir conhecimentos sobre o reconhecimento dos diversos aspetos da linguagem corporal expressiva, nomeadamente os conceitos de corpo, corporeidade, expressão, comunicação. 3. Adquirir conhecimentos sobre atividades que enfatizam as expressões artísticas no seu papel de promoção da função criativa e de mediação terapêutica. 4. Conhecer o processo criativo e artístico como base do processo terapêutico e reabilitativo. 5. Conhecer os principais fundamentos das terapias expressivas e da educação pelas artes.

Programa

1. O corpo e a corporeidade 2. Fundamentos de Terapias Expressivas 3. Corporeidade e Imaginação – Processo do pensamento criativo (conceitos e exercícios)

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação contínua da disciplina inclui:1 – Trabalho individual – 40% da nota final2 – Trabalho de grupo – Duas apresentações temáticas e respetivo documento escrito – 60% da nota finalTRABALHO INDIVIDUALOpção 1 – Deverá consistir num trabalho escrito de desenvolvimento temático tendo como base um tema escolhido pelo aluno com base num capítulo de um dos livros fornecidos pela docente da disciplina. Este tema deverá ser proposto à docente regente da disciplina para aprovação.Opção 2 – Trabalho de pesquisa tendo como objetivo o levantamento de tradições rítmico-expressivas. Neste âmbito enquadram-se jogos e atividades expressivas que envolvem música ou ritmos tradicionais que se realizam na infância ou que se enquadram dentro de uma tipologia de jogos específicos de uma determinada cultura. Alguns exemplos são lengalengas e trava-línguas, cantilenas, os ritmos mimados, brincadeiras de mãos, danças de roda ou outros jogos e atividades tradicionais que preferencialmente envolvam música ou ritmo. Neste âmbito o aluno deve proceder a uma recolha de no mínimo 5 atividades, podendo envolver a entrevista a crianças, jovens, adultos e/ou idosos ou a pesquisa de livros dentro desta área.TRABALHO DE GRUPOO trabalho de grupo inclui duas apresentações temáticas e respetivo documento escrito (contendo enquadramento concetual, uma reflexão crítica sobre o tema integrando os conceitos e perspetivas relevantes para a prática psicomotora). Os temas a distribuir pelos grupos são: 1. Conceitos de criatividade, espontaneidade e improvisação – Processos criativos; 2. Artistas e arte inclusiva; 3. Cinema e criatividade (retratos da diferença); 4. Livros e criatividade; 5. Teatro e criatividade; 6. Música e criatividade; 7. Fotografia/pintura e criatividade; 8. Dança e criatividade; 9. Infância e criatividade; 10. Idoso e criatividade; 11. Hospitais e processos criativos; 12. Arte contemporânea e criatividade; 13. Fantasia – invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual (Bruno Munari). A nota final de cada grupo corresponde a: 50% Apresentação: Tema 1 (25%), Tema 2 (25%), 50% Documento escrito: Tema 1 (25%), Tema 2 (25%).O aluno deverá ter pelo menos 2/3 de assiduidade para realizar o modelo de avaliação contínua. A falta de assiduidade implica a anulação do processo de avaliação contínua. Igualmente, o aluno deverá ter uma nota mínima de 7,5 valores em ambos os trabalhos para poder realizar o processo de avaliação contínua.Caso não cumpra um dos requisitos, o aluno realizará a avaliação por exame final que inclui:Exame escrito (50%) e oral (50%)

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre