Disciplina Curricular

Fundamentos da Psicomotricidade FPsi

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhece os percursores das teorias e das práticas psicomotoras Conhece os aportes fenomenólogicos, psicanalíticos, psicossomáticos, e neuropsicológicos para a compreensão da psicomotricidade Conhece a problemática da Psicomotricidade nas dimensões educativa, reeducativa e terapêutica Identifica as áreas de aplicação da Psicomotricidade, as populações abrangidas, os seus objectivos, os diferentes tipos de actividades profissionais e identifica o campo profissional de intervenção, bem como as organizações que o suportam Conhece os conceitos de comunicação interpessoal verbal e não verbal Conhece as implicações da participação nas dinâmicas de grupo e identifica elementos significativos das vivências pessoais em dinâmicas de grupo Identifica situações relacionais os elementos significativos da comunicação verbal e não verbal

Programa

AULAS TEÓRICAS: História e Epistemologia da Psicomotricidade. Fundamentos e Paradigmas Fundamentais. Os Campos de Aplicação da Psicomotricidade. Características específicas da intervenção em psicomotricidade. Aspectos introdutórios relacionados com a organização desenvolvimental dos factores psicomotores e a integração entre motricidade e psiquismo. AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS: Vivências psico-corporais em ginásio: Orientadas para o próprio corpo e as suas sensações, na relação intra e inter pessoal, com os objectos, o espaço e o tempo; Sensibilizando para o reconhecimento de formas de organização da identidade, relacionadas com os processos primários de dependência simbiótica e a diferenciação progressiva no acesso ao simbólico; Desenvolvendo actividades de expressão corporal (actividade dramática, dança e música), para promover a percepção da imagem corporal, a exploração expressiva do corpo e a consciência das dimensões espaciais e temporais da relação com o envolvimento (...)

Métodos de ensino e avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA - Mínimo 2/3 de presenças nas aulas teórico-práticas; Avaliação teórica (60% da nota final) - nota obtida na frequência escrita, com a ponderação de 40%. Não pode ser inferior a 10 valores. Desenvolvimento de um estudo temático com a ponderação de 20%. Os estudantes não podem obter uma avaliação final teórica inferior a 7,5 valores, tendo que neste caso ser sujeitos a exame final. b) Avaliação teórico-prática (40% da nota final) - Maturidade psicológica e profissional revelada no decorrer das aulas -20%; Dinamização de uma apresentação prática - 20% EXAME FINAL Prova escrita e uma prova oral, com carácter obrigatório quando: a) O estudante não efectuou a frequência; b) O estudante obteve uma avaliação inferior a 7,5 na frequência, ou num dos parâmetros da avaliação teórico-prática; c) O estudante não teve uma assiduidade igual ou superior a 2/3 de presenças às aulas teórico-práticas; d) O estudante não obteve uma avaliação igual ou superior a 10 val. (...)

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre