Disciplina Curricular

Anatomofisiologia II Ana-II

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno: Define homeostasia e descreve o mecanismo homeostático tipo. Identifica os diferentes meios e compartimentos orgânicos [meio externo e meio interno (compartimento vascular, intersticial e intracelular)]. Carateriza morfológica e funcionalmente o tecido epitelial e distingue os três tipos deste. Conhece os componentes do sangue e descreve as suas funções gerais. Conhece a estrutura dos sistemas reguladores da vida orgânica interna (Sistema Nervoso Autónomo e Sistema Endócrino) e explica o seu funcionamento. Descreve a morfologia dos aparelhos (cardiovascular, respiratório, digestivo e urinário) que contribuem para a manutenção das funções vitais, conhece as funções respetivas e compreende os mecanismos fisiológicos de cada aparelho relacionando-os com as respetivas estruturas. Manuseia o microscópio ótico, sabe medir a pressão arterial e o pulso. Desenvolve as capacidades de observação, de aprendizagem ativa, de trabalho em grupo e espírito crítico e reflexivo.

Programa

Homeostasia e compartimentos orgânicos. Sistemas de regulação: sistema nervoso autónomo (comparação anatómica e funcional das divisões Simpática e Parassimpática) e sistema endócrino (mecanismos de ação hormonal e de regulação da secreção hormonal. Descrição das glândulas endócrinas, hormonas segregadas e respetivos efeitos fisiológicos). Aparelho cardiovascular – Coração: constituição histológica; ciclo cardíaco: mecanismos reguladores da atividade cardíaca; parâmetros cardíacos. Sistema vascular: pressão arterial e pulso; anatomia e física da circulação. Aparelho respiratório: Ventilação pulmonar, hematose, transporte de gases, volumes e capacidades pulmonares e mecanismos reguladores. Aparelho digestivo: tubo digestivo e órgãos anexos. Atividades digestivas (ingestão, digestão, condução, armazenamento, absorção, eliminação). Aparelho urinário: Anatomia do Rim e Nefrónio. Etapas de formação da urina. Funções reguladoras e equilibradoras.

Métodos de ensino e avaliação

Apresentação oral expositiva e interativa com suporte de diapositivos é utilizada alternadamente com métodos de ensino-aprendizagem que pretendem desenvolver a construção do raciocínio e pensamento crítico, através da colocação de questões e de resolução de problemas a realizar em grupos de dois/três estudantes. Utilização de peças e de maquetas anatómicas e posters para o estudo anatómico em grupos de quatro/cinco elementos. A avaliação contínua contempla duas componentes: 1) teórica dos conteúdos programáticos através de dois testes escritos, ponderada em 90% e 2) atitudes e componente prática, ponderada em 10%. A avaliação teórica consiste em dois testes escritos com perguntas de diferentes tipos coadunando-se com os diferentes perfis de raciocínio e capacidades dos estudantes: 1) perguntas verdadeiro/falso; escolha múltipla; correspondência; ordenamento; 2) perguntas de identificação; 3) perguntas de interpretação de gráficos e esquemas; 4) perguntas abertas.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre