Disciplina Curricular
Perturbações do Desenvolvimento I PDese-I
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Definir e identificar as principais condições de desenvolvimento atípico nos Domínios Cognitivo, Sensorial e Motor tendo por base a sua caracterização etiológica e desenvolvimental.
Programa
Introdução ao Modelo Desenvolvimentista e aos conceitos-base no estudo das Perturbações do Desenvolvimento; Compreensão das principais condições de desenvolvimento atípico com base nos seguintes parâmetros: história; definição; etiologia; incidência; classificação e tipos; identificação e diagnóstico; características do desenvolvimento e da aprendizagem; problemas correntes e tendências futuras.- Introdução à Compreensão Desenvolvimentista das Perturbações do Desenvolvimento;- Deficiência Visual; - Deficiência Auditiva; - Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais; - Perturbações do Desenvolvimento Motor; - Perturbação do Espectro do Autismo; - Conceito de Multideficiência.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação contínua: Presença em pelo menos dois terços das aulas. Frequência – 50% (nota mínima 7,5); Trabalho de Grupo – 30%; Tarefas das Aulas Teórico-Práticas (a distribuir no início do ano letivo) – 15%; Participação e Assiduidade – 5%. Avaliação final: Exame escrito (nota mínima 9,5).