Disciplina Curricular

Perturbações do Desenvolvimento I PDese-I

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Definir e identificar as principais condições de desenvolvimento atípico nos Domínios Cognitivo, Sensorial e Motor tendo por base a sua caracterização etiológica e desenvolvimental.

Programa

Introdução ao Modelo Desenvolvimentista e aos conceitos-base no estudo das Perturbações do Desenvolvimento; Compreensão das principais condições de desenvolvimento atípico com base nos seguintes parâmetros: história; definição; etiologia; incidência; classificação e tipos; identificação e diagnóstico; características do desenvolvimento e da aprendizagem; problemas correntes e tendências futuras.- Introdução à Compreensão Desenvolvimentista das Perturbações do Desenvolvimento;- Deficiência Visual; - Deficiência Auditiva; - Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais; - Perturbações do Desenvolvimento Motor; - Perturbação do Espectro do Autismo; - Conceito de Multideficiência.

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação contínua: Presença em pelo menos dois terços das aulas. Frequência – 50% (nota mínima 7,5); Trabalho de Grupo – 30%; Tarefas das Aulas Teórico-Práticas (a distribuir no início do ano letivo) – 15%; Participação e Assiduidade – 5%. Avaliação final: Exame escrito (nota mínima 9,5).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre