Disciplina Curricular
Observação do Desenvolvimento Infantil ODI
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.5 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo da disciplina centra-se no estudo das metodologias e técnicas de observação e medida do comportamento na infância e adolescência. Procura-se identificar os principais instrumentos relacionados com a observação sistemática do comportamento infantil na perspetiva do desenvolvimento. Uma particular atenção será dada à identificação de problemas associados à conceção, aplicação e registo de dados, bem como na exemplificação através de observação direta e em diferido.
Programa
Desenvolvimento humano em contextos naturalistas. Técnicas de avaliação: técnicas de observação direta e medida do comportamento. Técnicas de observação sistemática. As teorias ecológicas e etológicas. A observação manual, por audio, video-tape por computador. Vantagens e inconvenientes. A observação do comportamento motor (molar e molecular), social, afetivo e agressivo. A terminologia e a definição de categorias de ação (molares e moleculares). Observação do jogo no desenvolvimento da criança. Limitações à avaliação do desenvolvimento através da utilização de técnicas de observação.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação consiste na realização de dois testes escritos (avaliação contínua) com uma média não inferior a 10 valores. O exame final é constituído por um teste escrito com uma avaliação igual ou superior a 10 valores.