Disciplina Curricular
Introdução ao Desenvolvimento Humano IDHum
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o estudante: - Identifique as principais correntes teóricas sobre o desenvolvimento humano; - Conheça os pressupostos básicos da abordagem desenvolvimentista; - Identifique e descreva as várias etapas do desenvolvimento humano nas seguintes áreas: emocional, social, da linguagem e da cognição e os aspetos gerais e particulares a elas aliadas; - Identifique fatores, processos e situações de risco e de proteção, quer a nível individual quer a nível grupal, para o desenvolvimento positivo ao longo da vida; - Identifique e descreva aspetos determinantes do comportamento individual, ao longo do seu desenvolvimento, tomando em atenção aspetos perceptivos, cognitivos, comportamentais, emocionais e motivacionais, para além do contexto social mais alargado.
Programa
A. DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EMOCIONAL, DA COGNIÇÃO E DA LINGUAGEM AO LONGO DA VIDA 1. Enquadramento conceptual 2. Os primeiros meses de vida 3. A criança 4. O adolescente 5. O adulto 6. O Geronte B. DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO SOCIAL 1. Desenvolvimento da competência pessoal e social, inteligência emocional e socialização 2. Aprendizagem de comportamentos sociais 3. Comunicação e comportamento social: Comunicação interpessoal não verbal e comunicação interpessoal verbal 4. Fatores associados ao comportamento social
Métodos de ensino e avaliação
Frequência (no fim do semestre) relativa à matéria das aulas teóricas e teórico-práticas (50%)Apresentação de um trabalho de grupo (oral e escrito) nas aulas teórico-práticas (50%)