Disciplina Curricular
Corporeidade e Terapias Expressivas CTExp
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de Corporeidade e Terapias Expressivas tem por objetivo proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos e vivências que lhes permitam delinear programas de reabilitação psicomotora envolvendo técnicas com origem e influência das terapias expressivas de mediação corporal, avaliando o potencial e âmbito da sua aplicabilidade na intervenção psicomotora. Pretende-se que os estudantes adquiram, assim, competências de intervenção na confluência do conhecimento oriundo das diferentes correntes de terapias expressivas, nomeadamente da musicoterapia, dançaterapia, dramaterapia, psicodrama e sociodrama, ludoterapia, arteterapia.
Programa
1. Aspetos históricos, organizacionais, conceptuais e de intervenção das terapias expressivas História, Teoria e Prática da musicoterapiaHistória, Teoria e Prática da dançaterapiaHistória, Teoria e Prática da dramaterapiaHistória, Teoria e Prática do psicodrama e sociodramaHistória, Teoria e Prática da ludoterapiaHistória, Teoria e Prática da da arteterapiaReferência a outras terapias expressivas como a Bio-Energética, a Biossíntese2. Aspetos teórico práticos das terapias expressivas e sua relação com a intervenção psicomotora A intervenção em psicomotricidade tendo como suporte técnicas de mediação corporal oriundas das diversas abordagens das terapias expressivas abordadas: musicoterapia, dançaterapia, dramaterapia, psicodrama e sociodrama, ludoterapia, arteterapia3. A função terapêutica/reeducativa das expressões artísticas4. Apresentação e discussão de casos/modelos de intervenção
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação contínua será realizada mediante:1 – Portfólio individual: trabalho escrito que inclui o desenvolvimento temático (15 pág) e reflexão sobre vivência subordinada a uma das temáticas (30%) 2 – Trabalho de grupo que inclui: Trabalho de desenvolvimento temático (40%), Apresentação oral de tema da disciplina (15%), Planificação e dinamização de atividades (15%)