Disciplina Curricular
Modelos de Intervenção Familiar MIF
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
2.5 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante:1. Conhece e relaciona modelos de abordagem ecológico-sistémica.2. Conhece os modelos de funcionamento e intervenção com a família ao longo da vida.3. Conhece o conceito de Empowerment e aplica-o nos diferentes modelos de intervenção familiar (ex.: aconselhamento parental e familiar, formação ou treino parental, grupos de ajuda mútua, etc.). 4. Conhece e relaciona os conceitos relativos ao estabelecimento de redes sociais de apoio formais e informais na organização de serviços de intervenção para famílias em diversas situações de risco. 5. Domina técnicas e instrumentos de avaliação de âmbito ecológico, nomeadamente nos que se aplicam à família e contexto familiar (avaliação das necessidades da família, redes de apoio social, funcionamento familiar, qualidade do envolvimento familiar e stresse parental). 6. Desenvolve e aplica Planos Individualizados de Apoio à Família.
Programa
1. Teoria dos sistemas familiares.2. Diversidade familiar.3. Intervenção centrada na família: os modelos ecológico, transacional e sistémico.4. Famílias de crianças com necessidades especiais.5. Modelos de intervenção familiar ao longo da vida.6. Avaliação do contexto familiar.7. Plano Individualizado de Apoio à Família (PIAF) e as componentes dos programas de Intervenção Precoce.8. Avaliar a eficácia dos programas centrados na família.
Métodos de ensino e avaliação
1. Avaliação contínua: Os alunos que optarem pelo modelo de avaliação contínua terão de cumprir os seguintes requisitos: a) Obter, no mínimo, 2/3 de presenças nas aulas teórico-práticas; b) Realização de um trabalho prático em grupo (35%), orientado no decurso das aulas práticas, e realizar a respetiva apresentação oral; c) Realização de uma frequência (65%), relativa à matéria lecionada nas aulas teóricas e teórico-práticas, nas quais os alunos não podem obter classificação inferior a 10 valores. Caso tal aconteça os alunos serão remetidos para exame final. 2. Exame final, incluindo prova escrita e oral.