Disciplina Curricular

Observação Psicomotora OP

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos Gerais:A intervenção em Psicomotricidade deve ser precedida de uma Observação Psicomotora, com base na aplicação de instrumentos de avaliação de cariz psicomotor, na qual o avaliador deverá delinear o Perfil Psicomotor intra-individual, descrevendo as áreas fortes e as dificuldades psicomotoras apresentadas por cada sujeito. É assim que se explica que o principal objetivo da disciplina de Observação Psicomotora pretende o desenvolvimento de capacidades ao nível do processo de avaliação psicomotora, promovendo-se a sua interação direta com o planeamento de uma intervenção adequada e individualizada.Objetivos Específicos:1. Conhecer a atitude subjacente ao processo de Observação e Diagnóstico Psicomotor2. Comparar esta forma de avaliação com outras (neurológica, tradicional, psicométrica...)3. Analisar os Perfis Psicomotores, designadamente o apráxico, dispráxico, eupráxico4. Proporcionar condições e situações de observação durante o desenvolvimento psicomotor típico e atípico5. Conhecer instrumentos de avaliação dos fatores psicomotores, designadamente da tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, práxia global e práxia fina e conceptualizar a sua interpretação clínica, como referência para o estabelecimento de um programa pedagógico-terapêutico em crianças6. Conhecer e saber aplicar, através da sua prática, instrumentos de avaliação e caracterização do perfil psicomotor7. Desenvolver “a observação clínica psicomotora”8. Saber elaborar um relatório psicomotor

Programa

A Observação em Psicomotricidade. Definição de Observação. Funções. Participação do observador. Observação de factos e representações. Observação Atributiva e Narrativa. Observação Egocêntrica e Alocêntrica. Forma de Registo. Situação da Observação. Grau de Liberdade e Momento de Observação.A observação e o exame psicomotor. Características. Perfil de necessidades psicomotoras.Treino de aplicação de instrumentos de avaliação psicomotora: Estudo teórico-prático de instrumentos de observação/avaliação psicomotor:- Bateria Psicomotora – definição e protocolo de observação dos fatorespsicomotores (tonicidade, equilibração, lateralidade, noção corporal, estruturação espácio-temporal, práxia fina e global)- DAP – desenho de uma pessoa (esquema corporal)- DRHP – diagnóstico e reeducação dos problemas de escrita- APM – avaliação pré-escolar de Miller- VMI – teste de desenvolvimento da integração visuo-motora- Teste de Imitação dos movimentos dos braços, mãos e dedosO relatório e o perfil psicomotor

Métodos de ensino e avaliação

Modelo de AvaliaçãoA avaliação da Disciplina pode ser realizada segundo duas modalidades: (1) avaliação contínua ou (2) exame final.Avaliação ContínuaEm regime de avaliação contínua, cada aluno tem de realizar um teste sobre a matéria lecionada (nota mínima de 9.5) com data fixada no início do ano. Por sua vez, cada grupo de trabalho tem de realizar por escrito uma monografia relativa a um Tema de avaliação do curso teórico-prático (nota mínima de 9.5), bem como vários trabalhos de avaliação diários e concretizados na aula (20%).Testes de Frequência – 50% Monografia de Grupo – 30%Dinamização das sessões/trabalhos diários – 20%Nota: O aluno que obtenha nota inferior a 10.0 terá de realizar exame final (prova escrita e prova oral)Exame FinalO aluno que não participou no regime de avaliação contínua tem de realizar a prova escrita de exame final, dependendo o acesso à prova da obtenção da nota de 9.5 valores. A nota final é a média aritmética das notas obtidas nas provas escrita e oral.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre