Disciplina Curricular

Integração Social e Reabilitação ISRea

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

7.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes serão capazes de: (a) Desenvolver a capacidade de análise e de interpretação do processo de inclusão/integração social, das suas condicionantes e tendências de evolução, das populações em risco ou em situação de exclusão no que respeita às pessoas com deficiência; (b) Identificar fatores caracterizadores dos principais modelos de estudo da diferença/diversidade humana;(c) Identificar atitudes e fatores facilitadores da autonomia, da cidadania e da autodeterminação das pessoas em situação de exclusão no que respeita às pessoas com deficiência; (d) Identificar atitudes discriminatórias e outros fatores de exclusão e limitadores da igualdade da sua participação social.

Programa

Para alcançarem os objetivos de aprendizagem serão ministrados os seguintes conteúdos:(a) Evolução do conceito de igualdade de oportunidades, e os principais normativos internacionais produzidos por entidades como a Organização das Nações Unidas;(b) Perspetiva histórica e aplicação na prática do psicomotricista entre os diferentes modelos de análise da deficiência, incluindo a Classificação Internacional da Funcionalidade da Organização Mundial de Saúde;(c) Evolução do atendimento no contexto educativo das necessidades educativas especiais: Educação Especial e Educação Inclusiva;(d) Fatores facilitadores e barreiras à participação social, como as atitudes e a acessibilidade, o empowerment e autorrepresentação;(e) Políticas nacionais de reabilitação em diferentes âmbitos, nomeadamente, ação social, saúde mental, envelhecimento, acessibilidade, trabalho e formação profissional.

Métodos de ensino e avaliação

A UC, semestral com 7 ECTS, está organizada em aulas teóricas (2 ECTS), teórico-práticas (4 ECTS) e trabalho de campo (1 ECTS). A partir dos conteúdos expostos nas aulas teóricas serão fornecidos “textos” e “fichas” de trabalho aos estudantes, os quais constituirão a base das dinamizações temáticas das aulas teórico-práticas. Visitas de estudo a Instituições de tipo diverso, tais como serviços hospitalares, núcleos de ensino especial, etc., constituem o trabalho de campo desta UC.Pretende-se, assim, um permanente confronto entre modelos teóricos e análise prática efetuada através das visitas realizadas e documentos que relatam o trabalho que se vem desenvolvendo nas instituições em Portugal.Tal modelo implica uma elevada assiduidade e participação dos estudantes e a constituição, nas aulas teórico-práticas e práticas, de pequenos grupos de trabalho.Avaliação:Teste 40%; Trabalho escrito 40%; relatório visitas 20%

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre