Disciplina Curricular
Desenvolvimento Motor DM
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Conhecer o processo de Desenvolvimento Motor nas suas componentes fundamentais, identificando grandes perspetivas teóricas, metodologias utilizadas e utilizando terminologia adequada.2. Conhecer as principais tendências de evolução da ação motora, das capacidades físicas e do desenvolvimento percetivo-motor que ocorrem ao longo da vida, analisando o processo de desenvolvimento humano a partir da conceção de fases de desenvolvimento.3. Perceber a variabilidade do processo de desenvolvimento, conhecendo as principais influências de variáveis internas e externas nesse processo, e conseguindo propor estratégias para otimizar os envolvimentos físicos e socioculturais que o influenciam.4. Dominar um conjunto de técnicas de avaliação do desenvolvimento, conseguindo, numa perspetiva aplicativa, selecionar estratégias e instrumentos de observação adequados às características do sujeito e aos objetivos pretendidos.
Programa
1. Contributos teóricos para o estudo do desenvolvimento motor. Conceitos fundamentais em desenvolvimento humano. Métodos de estudo usados para estudar o desenvolvimento humano.2. Fases de desenvolvimento ao longo da vida. Movimentos reflexos e espontâneos, rudimentares, fundamentais e especializados. O desenvolvimento de ações locomotoras, manipulativas e posturais. Transformações percetivo-motoras e de processamento de informação durante a vida. A importância da experiência na perceção de affordances. O caso particular da segurança infantil e a perceção de affordances de risco. Modificações nas qualidades físicas ao longo da vida.3. Variabilidade no processo de desenvolvimento. Sistematização de variáveis relevantes no desenvolvimento humano. O desenvolvimento da competência motora e o conceito de literacia física. O desenvolvimento das atividades lúdicas. Espaços de jogo e recreio como espaços promotores do desenvolvimento da criança. Gestão do binómio segurança-risco.4. Tipos e instrumentos de avaliação motora. Seleção e aplicação de diferentes instrumentos de avaliação motora.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação contínua: 1 teste escrito (60%) e 2 trabalhos (40%: 20% + 20%)OUAvaliação final: 1 exame escrito (100%)