Disciplina Curricular
Intervenção Precoce IP
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 2_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1.Conhecer os fundamentos filosóficos e técnico-científicos da Intervenção Precoce; 2. Integrar o conhecimento sobre factores biológicos e envolvimentais susceptíveis de influenciar positiva (factores protectores) ou negativamente (factores de risco) o processo de desenvolvimento da criança. 3. Conhecer o âmbito da Intervenção Precoce nas suas múltiplas dimensões, conceitos e terminologia; 4. Conhecer a legislação especifica da IP; 5. Dominar técnicas e instrumentos que permitam intervir nas seguintes domínios; 5.1- Detecção precoce de crianças em risco. 5.2 - Avaliação do desenvolvimento psicomotor da criança dos 0 aos 6 anos. 6. Desenvolver a capacidade de intervenção em equipas multidisciplinares.
Programa
1.Origens e Fundamentos da Intervenção Precoce 2.Conceitos e definições de Intervenção Precoce 3.Experiência precoce e desenvolvimento 4.Evolução dos conceitos e das práticas em Intervenção Precoce 5.Análise de algumas componentes dos Programas de Intervenção Precoce (PIP) 6.Legislação em Intervenção Precoce 7.Avaliação da criança em Intervenção Precoce
Métodos de ensino e avaliação
Poderão optar por um processo de avaliação contínua ou realizar um exame final composto por prova escrita e oral. Avaliação contínua: terão que cumprir os seguintes requisitos: Realização de um trabalho prático em grupo; Realização de trabalhos práticos nas aulas teórioco-práticas; Realização de uma frequência. Em cada uma os alunos não podem obter classificação inferior a 9,5 valores. Caso tal aconteça os alunos serão remetidos para exame final. Classificação = Trabalhos de Grupo x 30% + Frequência x 70%. No caso de optar por exame final, o aluno terá que obter, no mínimo, 7,5 valores para ter acesso à prova oral. A nota final é a média aritmética entre as notas obtidas nas provas escrita e oral.