Disciplina Curricular

Fundamentos de Psicomotricidade FP

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Conhecer as realidades formativa e profissional da psicomotricidade, a nível nacional e internacional • Conhecer a história e as bases epistemológicas da psicomotricidade • Conhecer o Sistema Psicomotor Humano enquadrado com o modelo Luriano de funcionamento cerebral • Dominar os aspetos metodológicos genéricos da observação e Intervenção Psicomotora • Identificar as áreas de aplicação da Psicomotricidade, nas dimensões educativa, reeducativa e terapêutica, as indicações, objetivos, especificidade da mediação interventiva e contextos de atuação psi • Compreender a participação da corporeidade e da motricidade, e dos fatores psicomotores, na organização do psiquismo e na construção da identidade e da consciência. • Conhecer a importância do jogo, da imitação e da noção de objeto, no desenvolvimento humano e na intervenção psicomotora; • Conhece as bases teóricas da comunicação não verbal e sua interpretação no âmbito da mediação corporal e da formação psicocorporal do psicomotricista

Programa

• A formação e o enquadramento profissional em Portugal, na Europa e no Mundo. • História e epistemologia da psicomotricidade. Fundamentos e paradigmas fundamentais. • Os campos de aplicação da psicomotricidade. • A especificidade das práticas psicomotoras e da função mediadora do psicomotricista. • A comunicação verbal e não verbal em psicomotricidade. A formação psicocorporal do psicomotricista. • Corpo e psiquismo na construção da identidade e consciência psicocorporal • O sistema psicomotor humano e a integração entre motricidade e psiquismo • O jogo e a imitação no desenvolvimento humano ena intervenção psicomotora • A função do objeto no desenvolvimento humano e na intervenção psicomotora • Organização das funções prato-gnósicas em psicomotricidade. Ação e representação. A área suplementar motora. • Aspetos Metodológicos Genéricos da Observação e Intervenção Psicomotora (relacional vs instrumental)

Métodos de ensino e avaliação

Esta disciplina implica o aluno na aprendizagem mediante aulas teóricas de carácter expositivo com questionamento reflexivo, e também em aulas teórico-práticas que promovem a análise das atividades vivenciadas privilegiando o pensamento divergente e a criatividade na exploração e promoção das competências emocionais intra e interpessoais, em termos de autoconsciência, autorregulação, consciência social e gestão de relações e a expressividade psicomotora. Avaliação Contínua A avaliação contínua exige um mínimo 2/3 de presenças nas aulas teóricas e teórico-práticas e inclui a seguinte ponderação: avaliação teórica com uma frequência escrita com classificação mínima não inferior a 9,5 valores (50%) e avaliação teórico-prática cuja média ponderada dos seus parâmetros não pode ser inferior a 9,5 (50%). Exame Os estudantes serão sujeitos a exame final se não cumprirem os critérios de êxito da avaliação contínua.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre