Disciplina Curricular
Ontogénese e Semiologia Psicomotora OSP
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Conhecer o contributo das principais teorias do desenvolvimento ontogenético, para fundamentar a integração da corporalidade e da motricidade na construção do psiquismo. • Conhecer os aspetos inerentes ao desenvolvimento ontogenético e respetivas disfuncionalidades, no âmbito tónico postural, lateralização, noção do corpo, estruturação espacial e temporal e praxias • Conhecer os conceitos de Semiologia e de Semiótica e de síndrome psicomotor. • Integrar o conceito de síndrome psicomotor como produto final de um problema de integração e de interdependência entre componentes motoras e psicoafectivas • Conhecer e descrever os fatores etiológicos e sinais clínicos dos diferentes síndromes psicomotores (Instabilidade Psicomotora, a inibição psicomotora, a dispraxia, a gaguez, os tiques, os problemas de aprendizagem e de comunicação não-verbal, os transtornos de aquisição da coordenação, as dificuldades de Aprendizagem não verbais e problemas psicossomáticos).
Programa
• Fundamentos teóricos da Ontogénese na Perspectiva Psicomotora, com base das perspetivas de Henry Wallon, Jean Piaget e Julian de Ajuriaguerra • Modelos da teoria da vinculação e suas implicações no desenvolvimento psicomotor • Desenvolvimento ontogenético tónico-postural, da lateralização, da noção do corpo, da estruturação espacial e temporal e das praxias; • Síndromes psicomotoras e sua fundamentação etiológica e expressões semiológicas, nomeadamente, os tiques, a gaguez, a instabilidade e a inibição psicomotora, a dispraxia, as dificuldades de aprendizagem não verbais e as perturbações psicossomáticas • Aspetos funcionais e disfuncionais semiológicos dos fatores psicomotores, nomeadamente da Tonicidade, Equilibração, Lateralização, Noção de Corpo, Estruturação espácio-temporal, Praxia Global e Fina em função das suas significações psiconeurológicas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação contínua exige um mínimo 2/3 de presenças, nas aulas teóricas e teórico-práticas e inclui a seguinte ponderação: avaliação teórica com uma frequência escrita não inferior a 9,5 valores (50%) e avaliação teórico-prática envolvendo dinamização em grupo da apresentação e discussão de um tema relacionado com os conteúdos da unidade Curricular (50%) Avaliação Contínua: a) Avaliação teórica (50% da nota final) b) Avaliação teórico-prática (50% da nota final) Exame Final: O exame final consta de uma prova escrita e de uma prova oral, com carácter obrigatório quando: a) O estudante não efetuou a frequência; b) O estudante obteve uma avaliação inferior a 7,5 a frequência, na avaliação teórico-prática; c) O estudante não teve uma assiduidade igual ou superior a 2/3 de presenças nas aulas teóricas e nas aulas teórico práticas; d) O estudante não obteve uma avaliação igual ou superior a 10 valores na avaliação teórico-prática