Disciplina Curricular

Desenvolvimento Humano DH

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o estudante: - Conheça as principais correntes teóricas compreensivas do desenvolvimento humano; - Identifique e descreve as várias etapas do desenvolvimento humano ao longo da vida nas áreas: cognitiva, emocional, e social, e os aspetos gerais e particulares a elas aliadas; - Identifique fatores, processos e situações de risco e de proteção, quer a nível individual quer a nível ambiental, para o desenvolvimento positivo ao longo da vida; - Identifique e descreva aspetos determinantes do comportamento individual, ao longo do seu desenvolvimento, tomando em atenção aspetos percetivos, cognitivos, comportamentais, emocionais e motivacionais, para além do contexto social mais alargado.

Programa

1. Desenvolvimento humano (Conceitos básicos, Domínios do desenvolvimento, Períodos do ciclo de vida, Hereditariedade, ambiente e maturação, Questões teóricas básicas - desenvolvimento ativo/reativo, contínuo/descontínuo, holístico/modular, estável/instável. Perspetivas teóricas - Psicanalítica, Aprendizagem, Cognitiva, Contextual, Evolucionista/Sociobiológica, Abordagem de Baltes ao desenvolvimento do ciclo de vida) 2. Desenvolvimento cognitivo, emocional e social ao longo da vida 3. Temas abordados nas etapas de desenvolvimento (abordagens compreensivas do desenvolvimento cognitivo, aprendizagem, emoções, temperamento, vinculação, linguagem, autonomia, identidade, memória, relações sociais - contexto família, pares, escola, comunidade, comportamento social, competências socioemocionais, personalidade, raciocínio moral, padrões e tarefas desenvolvimentais, trajetórias de vida)

Métodos de ensino e avaliação

“Flipped Classroom” - sala de aula invertida, com distribuição prévia dos conteúdos a trabalhar e tempo em classe utilizado para aprofundar temas, criar oportunidades de aprendizagem mais enriquecedoras e maximizar as interações face a face. - Discussão dos conteúdos teóricos nas aulas teórico-práticas através da apresentação de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito dos temas em destaque - Acompanhamento e monitorização do desenvolvimento dos trabalhos a apresentar no âmbito da disciplina - Dinâmicas de grupo nas aulas teórico-práticas no âmbito da componente do desenvolvimento emocional e social. Avaliação: Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos (25%); Trabalho de grupo, com apresentação oral e escrita (30%); Teste Escrito (45%). A apresentação e discussão dos conteúdos programáticos e os trabalhos são avaliados pelos pares (outros grupos de trabalho), bem como pelo grupo responsável pela elaboração/apresentação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1.º Semestre

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre