Disciplina Curricular

Pedagogia Terapêutica PT

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer e identificar os pressupostos filosóficos, psicológicos e pedagógicos da Educação. Conhecer e distinguir conceitos determinantes da evolução das teorias da Educação. Conhecer e analisar diferentes modelos de intervenção pedagógico-terapêutica, quer numa perspectiva histórica, quer actualmente. Conhecer a história das ideias psicopedagógicas em Portugal e seus contributos para a actualidade da Educação Inclusiva

Programa

Delimitação conceptual do objecto de estudo da Pedagogia Terapêutica. Do Paradigma da Educação Especial para o Paradigma da Educação Inclusiva. Os percursores : Jacob Rodrigues Pereira, Jean Itard e Edouard Séguin. Análise do método de Itard: da actividade sensorial como alicerce da Cognição, da Motivação e da Comunicação. Contributos de Decroly, Montessori e Claparède As Técnicas pedagógicas de Freinet e suas implicações para o âmbito da Educação Inclusiva. A saúde mental infantil e educação. As síndromes reactivas na infância e as dificuldades nas aprendizagens escolares. A Psicologia Genética e seus contributos para a Pedagogia Terapêutica. Referência a Piaget, Brunner e Ausubel. Implicações da teoria de Piaget na Educação em geral e na Educação Inclusiva.As perspectivas humanistas. O modelo psicanalista e suas implicações pedagógicas. Referências aos trabalhos de Anna Freud, George Mauco, Margaret Mahler, Melanie Klein, Winnicot e João dos Santos.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação contínua implica uma monografia de grupo sobre um tema do programa. O referido tema deverá ser exposto oralmente de acordo com uma calendarização estipulada no inicio do ano. Os estudantes deverão ainda realizar um trabalho individual que consta da análise comparada de dois artigos em periódicos da área de formação da disciplina. Estes dois periódicos serão referentes a épocas históricas distintas no sentido da reflexão sobre a evolução de ideias, atitudes e metodologias. O cumprimento das tarefas enunciadas dá acesso ao exame final oral (obrigatório) que completa a o Modelo de Avaliação Contínua. O aluno que não complete o regime de avaliação contínua é sujeito a exame final escrito e oral. Critérios de avaliação contínua: Monografia - 25%; Apresentação oral - 25%; Trabalho Individual – 20%; Exame oral final - 30%; Aprovação: aprovação com valor > = 10; Fórmula: Monografia25%+Apresentação oral-25%+Trabalho Individual –20%+Exame oral-30% (aprovação com nota >=10).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre