Disciplina Curricular

Observação do Desenvolvimento Infantil ODI

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo da disciplina centra-se no estudo das metodologias e técnicas de observação e medida do comportamento na infância e adolescência. Procura-se identificar os principais instrumentos relacionadas com a observação sistemática do comportamento infantil na perspetiva do desenvolvimento. Uma particular atenção será dada à identificação de problemas associados à conceção, aplicação e registo de dados, bem como na exemplificação através de observação direta e em diferido.

Programa

• Desenvolvimento humano em contextos naturalistas. Estudos intrusivos e validade ecológica. Finalidades da avaliação. Aspetos observáveis e não observáveis. Variável: tipos e natureza, escala de mensuração. • Organização/ recolha dados. • Técnicas de observação direta e medida do comportamento, análise de padrões motores; • Observação sistemática. Teorias ecológicas e etológicas. Problemas e métodos de observação direta e indireta. • Preparação/treino do observador. Erros comuns. • Observação manual. Vantagens e inconvenientes. Complexidade da obs. do comportamento infantil: ação vs.significado do comportamento. • Observação do comportamento motor, social, afetivo e agressivo. Expressões gestuais, faciais e motoras. • Materiais/equipamentos, ocupação de espaços e atividades. Medidas por tempo e ocorrências. • Terminologia e definição de categorias-ação. Obs. situações formais/informais.

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina organiza-se em aulas de teóricas e práticas-laboratoriais (PL). Nas aulas T pretende-se que os estudantes organizem o seu estudo e tomem conhecimento dos conteúdos teóricos de fundamento. Também se pretende que sejam discutidos e refletidos os conteúdos teóricos que são a base de todo o trabalho de campo a ser desenvolvido posteriormente nas aulas PL. São também analisados estudos de caso de crianças observadas em situação real de observação e discutidos os pormenores técnicos das técnicas de observação utilizadas. Nas aulas PL os estudantes estão em contexto real de observação de crianças e devem aplicar os conteúdos ministrados nas aulas OT. A avaliação pode ser realizada ou por (1) avaliação contínua ou (2) exame final (teste escrito e prova oral). Em avaliação contínua o aluno tem de realizar um relatório individual escrito sobre os registos de observações efetuadas e particularidades dos comportamentos das crianças.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre