Disciplina Curricular

Psicofisiologia PSICOF

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar as adaptações sofridas ao longo do desenvolvimento evolutivo quer a nível Filogenético quer Ontogenético. Identificar as principais estruturas associadas ao SNC, bem como as funções a que estão ligadas. Identificar a importância da estímulação sensorial na construção do processo percetivo. Identificar diferentes formas de trabalho (condicionamento funcional) inerentes ao desenvolvimento dos diferentes processos cognitivos. Identificar o impacto das alterações funcionais a nível do SNC no comportamento Humano.

Programa

Evolução Filogenética da espécie animal do ponto de vista: anatómico, comportamental, motor e do Sistema Nervoso. Emergência de comportamentos adaptativos. Evolução Ontogenética relacionada com o desenvolvimento e maturação do Sistema Nervoso. Constituição e Organização do SNC. Diferenciação celular em termos morfológicos e funcionais. Processos cognitivos conscientes e automáticos. Teoria de Lúria e Citoarquitetónica Cortical. Sistemas Piramidal e Extrapiramidal. Localização e Organização funcional. Localização, composição e Organização funcional das diferentes entradas sensoriais. Integração da informação conducente ao processo percetivo. Nervos Cranianos. Localização anatómica e Diferenciação funcional. Níveis de Vigilância. o Sistema SAR. Regulação do Ciclo Sono / Vigília ao longo do dia. Importância do período de Sono. Síndromes e Perturbações. Implicações das diferentes estruturas do SNC. Neuroquímica e Farmacologia ligadas ao funcionamento cerebral.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas têm por base um ensino magistral, de natureza expositiva, onde se procura fornecer informação específica e objetiva do conteúdo a abordar. As aulas teórico-práticas, organizadas em pequenos grupos de trabalho, pretendem desenvolver no aluno a procura de informação específica solicitada pelo docente no início da aula, através da exploração de diferentes recursos disponíveis (bibliografia de referência, internet, informação relativa a conteúdos de outras UCs do curso, etc.) que permita compreender o conteúdo específico apresentado pelo docente, de forma estruturada, no final da aula. Avaliação Contínua: 2 testes escritos (70%) + 1 ficha de aula (15%) + apresentação de um artigo (15%) Avaliação Final: Exame escrito + exame oral (se a nota de exame for superior a 7.5 e inferior a 9.5 valores).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2.º Semestre

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre