Disciplina Curricular

Intervenção Precoce IP

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes deverão ser capazes de: a) Conhecer os fundamentos histórico-científicos da Intervenção Precoce b) Conhecer as bases neurobiológicas da Intervenção precoce c) Conhecer o processo de evolução da Intervenção Precoce e âmbitos de atuação d) Conhecer o modelo legal português da Intervenção Precoce bem como o funcionamento do SNIPI e) Conhecer a importância do rastreio do desenvolvimento em idades precoces f) Conhecer os modelos de funcionamento das equipas, no âmbito da intervenção precoce g) Dominar técnicas e instrumentos que permitam intervir no rastreio e identificação precoce de crianças em risco de desenvolvimento h) Dominar técnicas e instrumentos destinados à avaliação do desenvolvimento psicomotor da criança dos 0 aos 6 anos.

Programa

a) Origens e Fundamentos da Intervenção Precoce: aspetos histórico-culturais e técnico científicos b) As bases neurobiológicas da Intervenção Precoce e a importância dos períodos críticos e sensíveis como janelas de oportunidade ma promoção de um trajeto de desenvolvimento ótima c) A evolução da Intervenção Precoce ao longo dos tempos: conceitos, definições e valências d) Das abordagens centradas na criança às abordagens centradas na família. e) Análise das componentes dos Programas de Intervenção Precoce (PIP): População Alvo, modelos de atendimento, modelo curricular, equipa técnica – articulação e funcionamento f) O Dec.- lei 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) g) Importância do rastreio precoce do desenvolvimento h) Avaliação do desenvolvimento psicomotor das crianças dos 0- 6: metodologias e instrumentos

Métodos de ensino e avaliação

Nesta UC serão utilizados videos didáticos, apresentação de casos clínicos, entre outros. Pretende-se ainda a integração ativa dos conhecimentos, pelo que serão utilizadas, sempre que conveniente, metodologias mais ativas, nomeadamente a auto-observação de comportamentos, o “role-play”, descodificação de informações registadas em vídeo, a análise e discussão de temáticas e casos, em situação individual e de grupo. Assim, o modelo de formação implica a presença e participação ativa dos alunos exigindo a constituição de grupos de trabalho e realização de várias tarefas práticas, visando concretização dos objetivos definidos. Avaliação contínua: a) trabalho de grupo aplicação pratica de instrumentos de avaliação; b) Realização de pequenos trabalhos práticos (em grupo) com apresentação oral, solicitados ao longo do semestre: c) Realização de uma frequência; d) 2/3 de presenças às aulas classificação final-Trabalhos de Grupo x 40% (15%FichasT+25% TFinal)+ Frequência x 60%

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre