Disciplina Curricular

Perturbações do Desenvolvimento PD

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Introdução às principais deficiências estudadas com base nos seguintes parâmetros: história; definição; etiologia; incidência; classificação e tipos; identificação e diagnóstico; características do desenvolvimento e da aprendizagem; problemas correntes e tendências futuras. 1.1. Introdução aos Sistemas de Classificação de Deficiência/Desadaptação; 1.2. Deficiência Visual; 1.3. Deficiência Auditiva; 1.4. Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais; 1.5. Deficiência Motora; 1.6. Outras condições médicas associadas às perturbações do Desenvolvimento 1.7. Multideficiências.

Programa

O Modelo de formação implica a participação activa dos alunos exigindo uma elevada assiduidade e a constituição de grupos de trabalho (4/5 elementos) para a realização de tarefas avaliativas com apresentação na aula. As metodologias de ensino são expositivas mas coadjuvadas com metodologias participativas e apelativas da pesquisa informativa e de reflexão e discussão em grupo. 1. Frequência (50% da nota final) - cada aluno fará 1 frequência 2. Trabalho de Grupo (30% da nota final) - cada grupo fará 1 trabalho (10 a 12 páginas),do mesmo, sendo a nota do grupo igual para todos os seus elementos. 3. Tarefas a realizar nas Aulas Teórico-práticas: questões individuais; análise de artigos (15% da nota final) 4. Participação e Assiduidade (5% nota final) Regime de Avaliação Final: Prova escrita de exame final com duração de 2h00. O aluno é aprovado se tiver nota igual ou superior a 9,5

Métodos de ensino e avaliação

• Alloy, L.; Jacobson, N., Acocella, J. (1999). Abnormal Psychology. Current Perspectives. International Edition: Mc Grawhill • Fonseca, V. (2006). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora Editora • Goldstein, S.; Reynolds, C. (1999). Handbook of Neurodevelopmental and Genetic Disorders in Children. Guilford Press • Heward, W. (2003). Exceptional Children: an Introduction to Special Education. NJ: Merrill Prentice Hall • Kirk, S. Gallagher, J.; Coleman, M.; & Anastasiow, N. (2008). Educating Exceptional Children. NY: Wadsworth Publishing • Nielsen, L. (1999). Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores. Porto Editora. • Ozzonof, S; Rogers, S & Hendren, R. (2003). Perturbações do Espetro do Autismo.Perspetivas de Investigação • Atual Ed. Climepsi • Rodrigues, A. & Antunes, N. (2014). Mais Forte do Que Eu: Hiperatividade e défice de atenção – Causas, consequências e soluções. Lx: Lua de Papel

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre