Disciplina Curricular
Psicologia da Saúde PS
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o estudante: - Identifique os conceitos fundamentais na área da psicologia da saúde - Conheça os comportamentos relacionados com a saúde, seus antecedentes e suas consequências - Conheça os modelos preditivos na área da saúde (individuais, interpessoais e comunitários) - Conheça e compreenda temas centrais na área da psicologia da saúde e sua ligação com o campo da intervenção psicomotora (e.g. dor, aspetos psicossociais do fim da vida, stress, doente em contexto clínico). - Conheça programas de promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco para a saúde.
Programa
1. Saúde: Conceitos e processos associados (conceito de saúde, desigualdades em saúde, comportamentos de risco e de proteção para a saúde, modelos explicativos dos comportamentos de saúde, prevenção de problemas de saúde) 2. Saúde Pública e Epidemiologia 3. Promoção da saúde: modelos de mudança em saúde; o modelo dos recursos na saúde (asset model); promoção da saúde ao longo do lifespan e através dos lifeworlds; saúde social e ambiental 4. Desenvolvimento de problemas de saúde/doença: Conceitos e processos associados (perceção, interpretação e resposta a sintomas, consulta, stress e doença, moderadores do stress e da doença, gestão do stress) 5. Viver com um problema de saúde (impacto e consequências no indivíduo e no seu contexto, dor, promover a saúde e a qualidade de vida, aspetos psicossociais do fim da vida e doenças terminais)
Métodos de ensino e avaliação
“Flipped Classroom” - sala de aula invertida, com distribuição prévia dos conteúdos a trabalhar e tempo em classe utilizado para aprofundar temas, criar oportunidades de aprendizagem mais enriquecedoras e maximizar as interações face a face. Discussão dos conteúdos nas aulas TP através da apresentação de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito dos temas em destaque Acompanhamento e monitorização do desenvolvimento dos trabalhos a apresentar no âmbito da disciplina Dinâmicas de grupo nas aulas teórico-práticas no âmbito da componente do desenvolvimento emocional e social. Avaliação:Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos (25%); Trabalho de grupo, envolvendo pesquisa bibliográfica e recolha e análise de dados, com apresentação oral e escrita (30%); Teste Escrito (45%). A apresentação e discussão dos conteúdos programáticos e os trabalhos são avaliados pelos pares (outros grupos de trabalho), bem como pelo grupo responsável pela elaboração/apresentação.