Disciplina Curricular

Métodos e Instrumentos de Avaliação MIA

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No âmbito das Ciências da Saúde e Reabilitação, avaliar o comportamento humano nas suas formas de expressão em função dos padrões de adaptação sociais, implica o domínio técnico e científico de métodos de recolha e análise de informação quantitativa e qualitativa sobre a pessoa, para planear as condições da sua modificabilidade adaptativa. Desta forma, a unidade curricular objetiva faculta a compreensão da importância dos requisitos científicos da avaliação do comportamento humano. Para isso o estudante deve: 1. Conhecer os conceitos fundamentais inerentes à avaliação. 2. Conhecer as diferentes metodologias, técnicas e instrumentos de avaliação motora 3. Saber elaborar metodologias de recolha, análise e interpretação da informação. 4. Saber construir e aplicar técnicas e instrumentos de avaliação motora. 5. Saber elaborar um relatório de investigação

Programa

1. A Recolha de Dados. Definição e Objetivos da avaliação. A avaliação motora. Tipos de Decisão 2. Resultados, fatores e pressupostos da Avaliação. 3. Tipos de Informação. Métodos e técnicas de recolha, registo e análise da informação: Anamnese, Entrevistas, testes e opiniões 4. Avaliação formal: Testagem e Teste. Estandardização. Qualidades Psicométricas . Interpretação quantitativa e qualitativa dos resultados. Aspetos essenciais para a seleção dum teste. Testes individuais e coletivos. Testes de referência à norma e a critério 5. Treino de aplicação de instrumentos de avaliação: - ABC – Bateria de Avaliação do Movimento nas Crianças; - Body Skills - A Motor Development Curriculum for Children; - Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky. 6. Construção de instrumentos de recolha de informação: anamnese, entrevista, escalas 7. O relatório de avaliação. A síntese, análise e discussão de resultados.

Métodos de ensino e avaliação

The course is organized in theoretical classes - using the expository and interactive method (ppt) for the logical systematization of contents, with final discussion, theoretical-practical and practical. The training model implies the active participation of students, in a cooperative learning methodology where the student (group / individual), performs various problem solving works, based on theoretical content, developing the construction of critical thinking and thinking. Continuous assessment: test on the subject taught (minimum grade 9.5) - 50% of the final grade; In a working group, students should write a monograph on a theoretical-practical course evaluation theme (minimum grade 9.5) - 30% in the final grade; as well as submit weekly work (20%). Final Assessment - written test and oral exam (minimum grade of 9.5 in each test):

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre