Disciplina Curricular
Perturbações do Neurodesenvolvimento PN
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Definir e identificar as principais perturbações do neurodesenvolvimento, (PND) tendo por base a sua caracterização etiológica e evolutiva. Conhecer as características das diferentes PND ao longo do desenvolvimento Reconhecer o impacto das mesmas no quotidiano da pessoa com PND e sua família Conhecer as causas das diferentes PND Conhecer a história cientifica das diferentes PND
Programa
1. Introdução às principais perturbações do desenvolvimento, estudada com base nos seguintes parâmetros: história; definição; etiologia; incidência; classificação e tipos; identificação e diagnóstico; características do desenvolvimento e da aprendizagem; problemas correntes e tendências futuras. 1.1. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; 1.2. Perturbação da Coordenação Motora 1.3. Perturbação do Espectro do Autismo 1.3. Sobredotação; 1.4. Perturbações Específicas da Linguagem; 1.5. Outras Perturbações Neurológicas; 1.6. Análise Desenvolvimentista das Perturbações do Ñeurodesenvolvimento.
Métodos de ensino e avaliação
O Modelo de formação implica a participação ativa dos alunos exigindo uma elevada assiduidade e a constituição de grupos de trabalho (4/5 elementos) para a realização de tarefas de avaliação com apresentação na aula. As metodologias de ensino são expositivas mas coadjuvadas com metodologias participativas e apelativas da pesquisa de informação e de reflexão e discussão em grupo. Regime de Avaliação contínua: 1. Frequência (50% da nota final) - cada aluno fará 1 frequência. 2. Trabalho de Grupo (30% da nota final) - cada grupo fará um. 3. Ficha de Leitura de Artigo/Capítulo (10% da nota final) - cada grupo fará um. 4. Questões Referentes aos Módulos de Matéria (10% da nota final) - cada aluno terá de apresentar uma questão por cada Módulo de Matéria abordado. Regime de Avaliação final: Prova escrita de exame final com duração de 2h00. O aluno é aprovado se tiver nota igual ou superior a 9,5.