Disciplina Curricular

Integração Social e Reabilitação ISR

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes serão capazes de: (a) Desenvolver a capacidade de análise e de interpretação do processo de inclusão / integração social, das suas condicionantes e tendências de evolução, das populações em risco de exclusão ou em situação de exclusão nomeadamente no que respeita às pessoas com deficiência; (b) Identificar fatores caracterizadores dos principais modelos de análise da diferença / diversidade humana; (c) Identificar atitudes e fatores facilitadores da autonomia, da cidadania e da autodeterminação das pessoas em situação de exclusão no que respeita às pessoas com deficiência; (d) Identificar atitudes discriminatórias e outros fatores de exclusão e limitadores da igualdade da sua participação social.

Programa

Para alcançarem os objetivos de aprendizagem serão ministrados os seguintes conteúdos: (a) Evolução do conceito de igualdade de oportunidades, e os principais normativos internacionais produzidos por entidades como a Organização das Nações Unidas; (b) Perspetiva histórica e a aplicação na prática do psicomotricista entre os diferentes modelos de análise da deficiência, incluindo a Classificação Internacional da Funcionalidade da Organização Mundial de Saúde; (c) Evolução do atendimento no contexto educativo das necessidades educativas especiais: Educação Especial e Educação Inclusiva; (d) Fatores facilitadores e barreiras à participação social, como as atitudes, a acessibilidade e as tecnologias de apoio, o empowerment e autorrepresentação; (e) Políticas nacionais de reabilitação em diferentes âmbitos, nomeadamente, ação social, saúde mental, envelhecimento, acessibilidade, tecnologias de apoio, trabalho e formação profissional.

Métodos de ensino e avaliação

A UC, semestral com 6 créditos, está organizada em aulas teóricas (2ECTS), teórico-práticas (4ECTS). A partir dos conteúdos expostos nas aulas teóricas serão fornecidos “textos” e “fichas” de trabalho aos estudantes os quais constituirão a base das dinamizações temáticas das aulas teórico-práticas. Em trabalho autónomo serão propostas visitas de estudo a Instituições de tipo diverso tais como serviços hospitalares, núcleos de ensino especial, etc., constituem o trabalho prático desta UC. Pretende-se assim um permanente confronto entre modelos teóricos e análise prática efetuada através das visitas efetuadas e documentos que relatam o trabalho que se vem desenvolvendo nas instituições em Portugal. Tal modelo implica uma elevada assiduidade e participação dos estudantes e a constituição nas aulas teórico-práticas e práticas de pequenos grupos de trabalho. Avaliação: - Teste 40%; Trabalho escrito 40%; Relatório visitas 20%

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre