Disciplina Curricular

Intervenção Psicomotora I IP I

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Identificar e conhecer as diferentes possibilidades de intervenção terapêutica e educacional em psicomotricidade, quer em incidência relacional quer instrumental, intervindo no âmbito dos fatores psicomotores • Conhecer e aplicar os princípios orientadores da especificidade da intervenção em psicomotricidade, na organização didática das atividades, na sua objetividade, e na mediação relacional, assegurando: intencionalidade na atividade, relação assente numa base segura vincular, articulando a ação com a sua representação e expressão simbólica, acedendo à significação da ação, numa expressão corporal em ambiente lúdico e com adequada gestão do real e do imaginário; • Organizar o ambiente social na sessão (o papel da modelação social) • Distinguir a tipologia da sessão psicomotora em função dos contextos

Programa

Princípios orientadores da intervenção em Reabilitação Psicomotora: • Intencionalidade na atividade (focalização consciente da atenção no objeto significativo, análise das condições de prática, autorregulação da ação, planificação e avaliação da praxia, gestão do nível de complexidade, coerência com os objetivos); • Quadro de relação assente no desenvolvimento de uma base segura vincular, de confiança terapêutica, conducente à atividade de exploração do envolvimento; • Uma relação vivida e compreendida entre o plano da ação e do pensamento, da praxia e da gnosia; • Acesso à significação da ação, como condição motivacional para a mudança e para a organização do pensamento; • A organização do ambiente social na sessão (o papel da modelação social) • A Tipologia da sessão psicomotora em função dos contextos

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação Contínua A avaliação contínua exige um mínimo 2/3 de presenças, nas aulas teóricas e teórico-prática se inclui a seguinte ponderação: avaliação teórica com uma frequência escrita não inferior a 9,5 valores (50%) e avaliação teórico-prática envolvendo dinamização de duas sessões práticas de intervenção (50%). Nas aulas teóricas é efetuado um questionamento sistemático e o apelo à associação de informação e integração com as atividades nas aulas teórico práticas. No âmbito teórico-prático, os estudantes organizam com supervisão as duas apresentações, as quais são também sujeitas a análise crítica e autoavaliação por parte dos grupos de trabalho dos estudantes. Exame Final Os estudantes serão sujeitos a exame final se obtiverem uma avaliação inferior a 7,5 valores em qualquer dos parâmetros de avaliação ou inferior a 9,5 na média da avaliação teórica e teórico-prática. A nota final corresponde à média aritmética da avaliação teórica e da prática.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre