Disciplina Curricular

Observação Psicomotora OP

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC visa habilitar o estudante com conhecimentos teóricos, teórico-práticos e vivenciais para o domínio do processo de observação/avaliação psicomotora, promovendo-se a sua interação direta com o planeamento de uma intervenção adequada e individualizada. 1. Conhecer a atitude subjacente à Observação e Diagnóstico Psicomotor. 2. Proporcionar condições de observação, conhecer instrumentos de avaliação psicomotores e conceptualizar a sua interpretação clínica para o estabelecimento de um programa psicomotor. 3. Aplicar instrumentos de avaliação psicomotora de acordo com os respetivos protocolos e desenvolver “a observação clínica psicomotora" 4. Estabelecer e Analisar Perfis Psicomotores 5. Saber elaborar relatórios psicomotores 6. Desenvolver competências de observação e avaliação e organizar, a partir dessa avaliação, propostas de intervenção para situações reais.

Programa

A Observação em Psicomotricidade. Definição. Funções. Participação do observador. Observação de factos e representações. Observação Atributiva e Narrativa. Observação Egocêntrica e Alocêntrica. Forma de Registo. Situação da Observação. Grau de Liberdade e Momento de Observação. A observação e o exame psicomotor. Características. Perfil de necessidades psicomotoras. Instrumentos de observação/avaliação psicomotor: ? Bateria Psicomotora (BPM): protocolo de observação dos fatores psicomotores (tonicidade, equilibração, lateralidade, noção corporal, estruturação espacio-temporal, praxia fina e global) - Draw a Person (DAP): desenho do corpo - Diagnóstico e reeducação dos problemas de escrita (DRHP) - Avaliação pré-escolar de Miller (MAP) - Teste de desenvolvimento da integração visuo-motora (VMI) - Teste de Imitação dos movimentos dos braços, mãos e dedos (AMG) - Teste de Cognição Espacial O relatório e o perfil psicomotor O planeamento da intervenção psicomotor após a avaliação

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Nas teóricas é utilizado o método expositivo e interativo (ppt) para a sistematização lógica dos conteúdos, com discussão final. O modelo de formação implica a participação ativa dos alunos, numa metodologia de aprendizagem cooperativa onde o aluno em grupo ou individual, realiza vários trabalhos de resolução de “problemas”, com base nos conteúdos teóricos, desenvolvendo a construção do raciocínio e pensamento crítico. Avaliação contínua: teste sobre a matéria lecionada (nota mínima de 9.5) - 50% da nota final; em grupo de trabalho os alunos devem elaborar por escrito uma monografia relativa a um tema de avaliação do curso teórico-prático (nota mínima de 9,5) - 30% na nota final; bem como entregar trabalhos semanais (20%).Avaliação Final - teste escrito e prova oral.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre