Disciplina Curricular

Terapias Expressivas em Psicomotricidade TEP

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Conhecer os fundamentos das terapias expressivas. 2.Distinguir as noções de arte, educação pela arte e arte –terapia e função terapêutica da arte. 3.Compreender os conceitos de criatividade, espontaneidade e improvisação 4. Conhecer modelo classificativo de modalidades de Terapias expressivas segundo uma hierarquia desenvolvimental 5. Conhecer as principais influências teóricas (educação, psicologia, saúde) na conceção das terapias expressivas 6. Conhecer aspetos metodológicos subjacentes às terapias expressivas, utilizadas em psicomotricidade (objetivos e indicações). 7. Ser capaz de aplicar a contextos profissionais na área da saúde, educação, e comunitários. 8. Dotar os alunos com um conjunto de vivências experienciais expressivas que lhes permitam adquirir e utilizar um maior número destas competências no contexto profissional. 7. Demonstrar sensibilidade para a utilização dos dispositivos de mediação artística em psicomotricidade

Programa

I Fundamentos das Terapias Expressivas II Criatividade, processo do pensamento criativo (conceitos e exercícios) III - Aspetos organizacionais, conceptuais e metodológicos das terapias expressivas.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas T - exposição dos conteúdos sobre fundamentos das terapias expressivas, dos processos criativos, e sua articulação com os aspetos conceptuais e metodológicos das Terapias Expressivas. Aulas TP - dimensão experiencial dos alunos um envolvimento ativamente no seu processo de aprendizagem relativo ao conhecimento e aplicação dos mediadores artísticos na intervenção psicomotora.A avaliação contínua da disciplina inclui:1- Trabalho individual (30%); Trabalhos de grupo (70%). O aluno deverá ter pelo menos 2/3 de assiduidade para realizar o modelo de avaliação contínua. A falta de assiduidade implica a anulação do processo de avaliação contínua. Igualmente, o aluno deverá ter uma nota mínima de 7,5 valores em ambos os trabalhos para poder realizar o processo de avaliação contínua. Caso não cumpra um dos requisitos, o aluno realizará a avaliação por exame final que inclui: Exame escrito (50%) e oral –Componente prática e Teórica da UC (50%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre