Disciplina Curricular
Intervenção Psicomotora II IP II
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer diferentes perspetivas teóricas e metodológicas da intervenção psicomotora, com implicação direta no planeamento de programas para populações e contextos diversos. Organização e adaptação de contextos e atividades psicomotoras em diferentes âmbitos. Conhecer os principais fundamentos teóricos das metodologias de intervenção em psicomotricidade de âmbito educativo, reeducativo e/ou terapêutico, centrados em propostas metodológicas no âmbito da grafomotricidade, psicomotricidade em espaços livres e recreação terapêutica; psicomotricidade em meio aquático, e terapia assistida por animais/ cavalos, espaços snoezlen e estimulação sensorial, tecnologias de apoio.
Programa
I. Análise e Estruturação de Contextos de Intervenção 1. Contextos físicos promotores do desenvolvimento 2. Estratégias de Intervenção II. Metodologias Específicas de Intervenção Psicomotora 1 Grafomotricidade 2. Estimulação sensorial e Espaços Snoezelen 3. Terapias Assistidas por Animais de Terapias Assistidas por Cavalos 4.Lazer, Recreação Terapêutica e psicomotricidade ao ar livre 5.Psicomotricidade em meio aquático 6 Tecnologias de Apoio
Métodos de ensino e avaliação
Esta UC está centrada na aquisição de competências do domínio instrumental onde os alunos aprenderão como delinear objetivos, estratégias, atividades e gerir recursos com base em métodos específicos de intervenção psicomotora, a lecionação será organizada através da apresentação dos principais fundamentos teóricos relativos a cada conteúdo da UC, sendo que nas aulas TP será estabelecida a relação com outras competências já abordadas e os conteúdos serão aprofundados e aplicados mediante a apresentação de casos práticos, sempre que possível em contextos reais. O trabalho de grupo deverá proporcionar a compreensão e a aplicação das temáticas com base num processo de pesquisa orientada para o aprofundamento dos conteúdos. Avaliação: Desenvolvimento de trabalho escrito em grupo 60% da nota final + Frequência (40%)Para realizar o modelo de avaliação contínua, o aluno deverá ter pelo menos 2/3 de assiduidade. Avaliação Final - Exame escrito (50%) Oral obrigatória (50%)