Disciplina Curricular

Biomecânica Clínica BC

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular Biomecânica Clínica tem como conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver: 1. Conhecer as leis/princípios fundamentais da física aplicados ao movimento humano; 2. Relacionar as leis/princípios da física com a função locomotora; 3. Desenvolver a capacidade de análise e descrição da função locomotora como resultado da interação estabelecida entre o corpo humano e o envolvimento físico, a partir da observação, análise qualitativa e quantitativa dos principais parâmetros biomecânicos da marcha; 4. Relacionar a análise e descrição da função locomotora com medições clínicas estandardizadas; 5. Conhecer os principais métodos e técnicas de análise de movimento utilizados em biomecânica

Programa

Identificação da Biomecânica como área de aplicação da mecânica aos sistemas biológicos, recorrendo a diferentes modelos de representação e análise do corpo. A análise biomecânica e instrumentada da marcha integrada na CIF da OMS. A análise da marcha em biomecânica: observação através de vídeo, escalas de observação e softwares de análise de vídeo. A identificação e descrição da marcha patológica: paralisia cerebral (hemiplegia, diplegia), Parkinson, spina bífida.Padrões biomecânicos de marcha na Paralisia Cerebral. A avaliação clínica como complemento à análise de marcha: objetivos, tipologia de testes (deformações ósseas e articulares, comprimentos musculares, alterações neurológicas, força muscular) para o membro inferior, valores normativos, escalas e relação com a análise de marcha. A cinemática da marcha e a cinética da marcha. Eletromiografia (EMG) durante a marcha.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas decorrerão sempre com uma exposição teórico-prática dos conteúdos seguida de exemplos práticos de aplicação e de experimentação em laboratório. A nota resultante da Avaliação contínua é obtida através da média ponderada de um teste escrito, um relatório em grupo e algumas fichas formativas ao longo do semestre. O teste valerá 40% da nota final e decorrerá na 1ª época de exame. O relatório em grupo valerá 40% da nota final e consistirá na análise e discussão de um estudo de caso, devendo ser entregue no final do semestre. As fichas formativas valerão 20% da nota final e decorrerão durante as aulas TP e PL. Em qualquer das avaliações, a nota mínima para permanecer em avaliação contínua é de 9,5 valores, apenas obtendo aprovação o aluno que no final obtiver média ponderada de, no mínimo, 9,5 valores. A nota de exame final depende da avaliação de uma prova que se cumpre através de um teste escrito. Este exame engloba todas as matérias desenvolvidas nas aulas T, TP e PL.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre