Disciplina Curricular
Métodos de Relaxação Psicossomática MRP
Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Conhecer a história dos métodos de Relaxação e as principais correntes e fundamentos em Psicossomática • Conhecer os objetivos da Relaxação e o seu impacto fisiológico, tónico-emocional, somatognósico; espaciotemporal e gnósico-práxico • Compreender os fundamentos da relaxação no plano neurofisiológico e psicoterapêutico • Conhecer os princípios metodológicos de avaliação e de prescrição e implementação de programas da intervenção em relaxação terapêutica com fundamento psicossomático • Compreender como gerir a ação terapêutica para o estabelecimento de uma adequada relação Conhecer as técnicas e estratégias de diferentes métodos de relaxação para adultos: Relaxação progressiva; Treino autógeno, Eutonia, Relaxação Criativa de Irene Tubs, Reeducação psicosensorial de Vittoz, Método de Mosh Feldenkrais, Relaxação Ativa de Martenot e Saito, Relaxação no Método Pilates, e Métodos para crianças: Winterbert, Boski e Choque, Geneviéve Manet e Smith e Método de Bergès e Bounes
Programa
• Aspectos históricos, conceptuais e metodológicos da relaxação psicossomática; • Principais correntes e fundamentos teóricos da visão psicossomática do ser humano; • Indicações e particularidades contextuais e experienciais da relaxação; • Aspetos técnicos e gestão do quadro de intervenção em relaxação psicossomática; • As diferentes abordagens teóricas para a compreensão e fundamentação da prática da relaxação no plano neurofisiológico e psicoterapêutico; • Finalidades e os princípios metodológicos fundamentais da intervenção em relaxação psicossomática. • Aspectos metodológicos específicos dos diferentes métodos de relaxação para adultos: Relaxação progressiva; Treino autógeno, Eutonia, Relaxação Criativa de Irene Tubs, Reeducação psicosensorial de Vittoz, Método de Mosh Feldenkrais, Relaxação Ativa de Martenot e Saito, Relaxação no Método Pilates, e Métodos para crianças: Winterbert, Boski e Choque, Geneviéve Manet e Smith e Método de Bergès e Bounes • A avaliação em Relaxação
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação Contínua A avaliação contínua exige um mínimo 2/3 de presenças, nas aulas teóricas e teórico-práticas e inclui a seguinte ponderação: avaliação teórica com uma frequência escrita não inferior a 9,5 valores (50%) e avaliação teórico-prática envolvendo a dinamização de sessões práticas de intervenção em relaxação numa determinada metodologia (50%). Nas aulas teóricas é efetuado um questionamento sistemático e o apelo à associação de informação e integração com as atividades nas aulas teórico-práticas. No âmbito teórico-prático, dinamizações organizadas pelos estudantes são também sujeitas a análise crítica e autoavaliação por parte dos grupos de trabalho dos estudantes. Exame Final Os estudantes serão sujeitos a exame final se obtiverem uma avaliação inferior a 9,5 valores na avaliação teórica ou inferior a 9,5 na média da avaliação teórica e teórico-prática. A nota final corresponde à média aritmética da avaliação teórica e da prática.