Disciplina Curricular

Modelos de Intervenção Familiar MIF

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes deverão: a) Conhecer e relacionar os modelos que abordam o desenvolvimento humano numa perspetiva ecológica, transacional e sistémica. b) Conhecer e dominar temas relacionados com a estrutura e tipologias familiares, funções e papeis, ciclo vital da família. c) Conhecer a importância dos padrões de interação familiar e estilos de funcionamento familiar. d) Dominar o conceito de Empoderamento e ser capaz de o aplicar nos modelos de intervenção familiar. e) Conhecer a importância das redes sociais de apoio social, na organização de serviços de intervenção para famílias em diversas situações de risco. f) Dominar técnicas e instrumentos de avaliação das necessidades, recursos e funcionamento familiar. g) Conhecer e aplicar estratégias de aconselhamento e intervenção junto das famílias.

Programa

a) Intervenção centrada na família – modelos conceptuais: Teoria ecológica de Bronfenbrenner(1979); Modelo transaccional de Sameroff & Chandler (1975); Teoria geral dos sistemas e sua aplicação aos sistemas sociais- familia (Minuchin, 1985); Teoria do Apoio Social de Dunst (1994). b) Teoria dos sistemas familiares: Conceitos e definições de família; Composição e estrutura da família; Interação e funcionamento familiar; Funções da família; O ciclo vital da família. c) Famílias de crianças com necessidades especiais: Impacto do nascimento duma criança com deficiência na família e stresse parental e familiar. d) Necessidades das famílias das crianças em risco ou com problemas de desenvolvimento. e) Redes de suporte social e famílias das crianças em risco ou com problemas de desenvolvimento. f) Avaliação do contexto familiar: objetivos, domínios, instrumentos de avaliação e procedimentos g) Estratégias de intervenção familiar, aconselhamento e “counseling

Métodos de ensino e avaliação

Nesta Uc são utilizadas vídeos e apresentação de casos sobre o contexto familiar. Pretende-se integração ativa dos conhecimentos, pelo que serão utilizadas metodologias como, o “role-play”, a análise e discussão de casos. O modelo de formação implica a presença e participação ativa dos alunos exigindo a constituição de grupos e a realização de várias tarefas práticas, visando concretização dos objetivos. Avaliação Continua: a) Realização de um trabalho prático em grupo (orientado no decurso das aulas teórico-práticas, que implique aplicação de um ou mais do que um dos instrumentos lecionados; b) Realização de trabalhos práticos, com apresentação oral dos mesmos, relacionados com a aplicação de instrumentos de avaliação; c) Realização de uma frequência, na qual os alunos não podem obter classificação inferior a 9,5 valores. d) Presenças às aulas teórico-práticas, num mínimo de 2/3.A classificação final será baseada na seguinte fórmula - Trabalho de Grupo x 40% + Frequência x 60%

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre