Disciplina Curricular

Ética e Deontologia ED

Licenciatura Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_Plano de Estudos_2020/2021

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina de Ética e Deontologia tem por objectivo geral promover o desenvolvimento duma visão ampla e critica da saúde em função dos processos de habilitação e reabilitação numa perspectiva interdisicplinar. Conhecer os principais factores constitutivos da ética. A Ética e a Moral: O Sentido ético e a Lei. Conhecer as origens da bioética ou a ética aplicada à vida enquanto expressão de um novo saber de dimensão prática. Conhecer as Directrizes éticas para a investigação e intervenção com seres humanos. Conhecer o Código Deontológico do Psicomotricista Ser capaz de analisar dilemas éticos da Intervenção Psicomotora e de formular juízo fundamentado

Programa

Fundamentos. Principais modelos de análise teórica: Modelo Principialista (Beauchamp, 1979) Modelo Libertário (Engelhardt, 1986) Modelo da Virtude ( Pellegrino & Thosmasma, 1988) Outros Modelos; Casuísta; Do Cuidado; Do Direito Natural; Modelo Contratualista. Comissões de ética : Das Bases teóricas às Práticas As bases da Igualdade: A igualdade de oportunidades na consideração do interesse As Relações entre os Profissionais de Saúde e as pessoas com necessidades de saúde especiais. Os direitos das pessoas com necessidades de cuidados de saúde e de apoio à educação. Declaração dos Direitos da OMS (1996) Confidencialidade. Direitos da família no que respeita às intervenções terapêuticas em Reabilitação. Importância do direito ao Conhecimento Informado e Esclarecido. A importância do assentimento em crianças e jovens. Directrizes éticas internacionais para a investigação envolvendo seres humanos (OMS, 1993) Dilemas éticos: análise e reflexão de casos.

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias de ensino baseiam-se em métodos como: preleção com apoio audiovisual, análise individual ou em grupo de material distribuído previamente, debate, e realização de fichas sobre conhecimentos a saber. É promovido o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao trabalho de desenvolvimento de competências científicas concretas, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas práticos simulados, ou trazidos das oportunidades da UC de Actividades de Estágio (dilemas éticos). A Avaliação contínua final exige a presença de 100% das aulas frequentadas e a realização obrigatória de um trabalho de grupo em função dum tema préviamente decidido com apresentação e discussão em Grupo/Turma

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre