Disciplina Curricular

Gestão e Cultura Organizacional Escolar GCOEsc

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina de Gestão e Cultura Organizacional parte dos olhares sociológicos sobre a educação para a proposição de modos de intervenção na organização escolar; privilegia o nível de análise meso-sociológico (em torno do objeto “estabelecimento escolar”), mas articula-o com as análises de cariz macro (instituição escolar) e micro (relação pedagógica). Tem como objetivos: (a) promover a compreensão dos fenómenos da massificação escolar, das desigualdades escolares e do insucesso escolar; (b) promover o conhecimento sobre os estabelecimentos escolares como organizações e os processos que aí contribuem para a mudança das práticas educativas, contribuindo para a competência de contextualizar as práticas escolares, as inovações e as reformas educativas; (c) contribuir para as competências de análise e intervenção no âmbito de atividades de gestão pedagógica das escolas.

Programa

1. Educação – Sociedade e Democratização do Sistema Escolar.O fenómeno da massificação escolar, suas causas e suas resultantes. A crise e os desafios de uma escola de massas e democrática. Mudança, reforma e inovação educativa.As desigualdades escolares: acesso, sobrevivência e resultado da frequência escolar. Da crítica sociológica dos anos 60-70 a uma análise multi-dimensional da produção do (in)sucesso escolar: os fatores sociais, institucionais, organizacionais e da relação pedagógica. Inclusão e exclusão social através da escola.Os olhares sociológicos sobre os alunos. Culturas e subculturas juvenis escolares: percursos, trajetórias e atitudes perante a escola.2. Os Estabelecimentos de Ensino como Objeto de Estudo,a investigação sobre a escola como organização. Culturas e climas das escolas.Micropolíticas das escolas.A mudança nas organizações escolares:as perspetivas técnica,cultural e política. A participação dos professores na administração das escolas.Os departamentos e a

Métodos de ensino e avaliação

Os estudantes acedem a duas vias para obter aprovação na disciplina: a via do Exame Final e a via da “avaliação ao longo do semestre” proposta pelo docente. O modelo da “avaliação ao longo do semestre” compreende: um trabalho escrito, reflexão crítica individual a partir da leitura e análise de 3 textos (mínimo) incidindo sobre uma das 4 temáticas desenvolvidas nas aulas teóricas (3 a 5 páginas – aprox. 7000 caracteres, sem contar com as refª bibliográfica, times new roman 12, 1½ espaço) (25% nota final);trabalho de grupo (3 a 6 elementos): reflexão crítica sobre uma das 4 temáticas desenvolvidas nas aulas teóricas (5 a 8 páginas – aprox. 10000 caracteres, sem contar com as refª bibliográfica, times new roman 12, 1½ espaço) (25% nota final);trabalho de grupo (3 a 6 elementos): trabalho de campo sobre uma das 4 temáticas desenvolvidas nas aulas teóricas (8 a 12 páginas – aprox. 15000 caracteres, sem contar com as refª bibliográfica, times new roman 12, 1½ espaço) (50% nota final).

Disciplinas Execução