Disciplina Curricular

Ensino da Educação Física II EEF-II

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016

Peso

8.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina tem por objetivo proporcionar ao estudante o aprofundamento de matérias relacionadas com aspetos didáticos gerais e específicos das atividades físicas e desportivas. Procura, pois, contribuir para a compreensão o mais alargada possível do quadro de intervenção profissional no âmbito do ensino da Educação Física nos ensinos Básico (ao nível do 3º ciclo) e Secundário. Neste sentido, pretende-se que o estudante se interesse pelo aprofundamento científico no que toca aos diferentes tipos de processos de estruturação de conteúdos atendendo às especificidades de aprendizagem nas atividades físicas e desportivas em geral. Além disso, orienta-se o estudante para a análise da “prática” em atividades físicas e desportivas diversificadas, de forma a que as consiga enquadrar no âmbito de uma análise científica.

Programa

A disciplina pretende constituir-se como uma continuidade da disciplina de Ensino da Educação Física I (esta, focada nas especificidades do ensino da Educação Física no âmbito do ensino básico – 1º e 2º ciclos), ao focar-se nas especificidades do ensino da Educação Física no ensino básico (3º ciclo) e no ensino secundário. Deste modo, esta disciplina contribui para a formação técnica e científica do futuro profissional de Educação Física e Desporto, ao procurar desenvolver no estudante competências que o habilitem a organizar os conteúdos, orientar o trabalho e desenvolver investigação no âmbito das atividades físicas e desportivas.Temáticas a estudar:1. Objetivos, conteúdos e organização das atividades físicas e desportivas no âmbito do ensino básico e secundário; 2. A sessão de trabalho e as especificidades dos conteúdos das diferentes atividades físicas e desportivas (desportos individuais, desportos coletivos, desportos de combate, desportos de raquete, desportos de aventura,etc.

Métodos de ensino e avaliação

a) Aspetos Gerais:Cada estudante tem de assegurar 2/3 de presenças efetivas a cada tipo de sessões (práticas de laboratório e teórico-práticas de laboratório).O estudante é aprovado na disciplina com uma classificação global positiva (10 valores ou superior) resultante da média dos trabalhos que tiver de desenvolver e não receberá aprovação na disciplina se, em qualquer um dos atos de avaliação, obtiver classificação inferior a 7,5 valores. Independentemente da classificação final, o estudante deverá realizar uma prova oral, caso não seja dispensado da mesma.b) Aspetos Específicos:Relatório individual de análise de ensino (das sessões de ensino simuladas lecionadas pelo estudante) e Trabalho/Projeto (individual ou de grupo até um máximo de três elementos) assim como as respetivas apresentações e defesa: 80% da nota final;Apreciação do nível de empenho (inclui a apreciação das aulas de ensino simulado lecionadas e a participação em todas as aulas de prática de laboratório): 20% da nota

Disciplinas Execução