Disciplina Curricular
Estratégias de Inclusão em Educação Física EIEFis
Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016
Peso
8.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver atitudes e valores relativos à aceitação da diversidade e facilitadores da inclusão. Saber Analisar o processo de aprendizagem e de participação na aula de EF. Dominar estratégias de intervenção e de adaptação curricular facilitadoras da inclusão na aula de EF e na escola. Conhecer atividades desportivas que compõe o Desporto para Deficientes e ser capaz das integrar no programa de Educação Física cumprindo os seus objetivos para todos os alunos.
Programa
Educação Física para Todos: A adaptação dos programas e dos seus objetivos nos diferentes graus de ensino. As atividades que o compõem e suas exigências e pré-requisitos. As necessidades específicas dos alunos. A adaptação curricular e as atividades de aprendizagem específicas. As Estratégias específicas de intervenção, a gestão da sala de aula. O trabalho cooperativo. Os Estilos de Ensino e as adaptações necessárias aos diferentes grupos com deficiência. O equipamento e a sua adaptação. O controlo disciplinar. A indisciplina na aula de EF. Educação Física e a Interculturalidade O desenvolvimento pessoal e social na Educação Física. Contributo para a autoestima e para a facilitação o desenvolvimento das relações interpessoais.
Métodos de ensino e avaliação
Recensão de um artigo (em grupos 2 a 3 alunos 30%) Trabalho de grupo “Construção de um manual sobre Desporto para Deficientes (30%) Frequência (35%) Participação e Assiduidade (5%) Educação Física e a Interculturalidade O desenvolvimento pessoal e social na Educação Física. Contributo para a autoestima e para a facilitação o desenvolvimento das relações interpessoais.