Disciplina Curricular

Avaliação Educacional AEdu

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Analisar o papel central da avaliação no processo de ensino e aprendizagem.Compreender e reconhecer os pressupostos teóricos e práticos da interdependência do conceito de avaliação com as teorias de aprendizagem com as teorias curriculares, com as conceções de educação de Educação Física e com os modelos de ensino.Analisar os propósitos e efeitos da Avaliação PARA a aprendizagem, DA aprendizagem e COMO aprendizagem.Compreender a dimensão do objeto de avaliação em Educação Física.Compreender os fatores-chave da avaliação para a melhoria da aprendizagem.Compreender os fatores inibidores da avaliação na melhoria da aprendizagem.Compreender os elementos fundamentais do processo de feedback e o seu impacto na aprendizagem.Compreender a autoavaliação e autorregulação das aprendizagens, como elementos essenciais na melhoria da aprendizagem.Reconhecer o impacto da avaliação sumativa nos alunos e na motivação para aprender.Interpretar evidências e formular um juízo de valor com base em referenciais.Construir tarefas "autênticas" de suporte à avaliação.Compreender a observação direta como prática preferencial na recolha de evidências em Educação Física: requisitos, modelos e técnicas.Conceber e construir instrumentos de avaliação: requisitos pedagógicos e técnicos.Construir instrumentos de registo adequados aos objetos e aos objetivos da avaliação.Construir e/ou analisar criticamente protocolos de avaliação formativa e/ou sumativa, tomando por referência os documentos curriculares orientadores (Programas de Educação Física).Analisar os resultados da avaliação com vista à melhoria da aprendizagemIdentificar e reconhecer os erros a evitar na avaliação das aprendizagens.Analisar textos no domínio da avaliação, mobilizando e integrando conhecimentos para dar respostas a problemas do quotidiano profissional do professor de Educação Física.

Programa

A evolução do conceito de avaliação por via da evolução das teorias de aprendizagem e do currículo.Propósitos da avaliação para as aprendizagens, da aprendizagem e como aprendizagem.Conceções de professores e alunos sobre a avaliação formativa e sumativa.Princípios gerais da avaliação formativa e sumativa e sua relação com o ensino e a aprendizagem.A avaliação como suporte das decisões de planeamento em Educação Física e da regulação das aprendizagens dos alunos: a avaliação inicial; o protocolo de avaliação inicial - pressupostos e metodologia; o planeamento da avaliação formativa.Os princípios e os pressupostos da avaliação sumativa, tomando por referência os Programas de Educação Física.Os fatores chave da avaliação na melhoria da aprendizagem.Os fatores inibidores da avaliação na melhoria da aprendizagem.O processo de feedback em Educação Física e seu impacto na aprendizagem.A autoavaliação e autorregulação das aprendizagens em Educação Física.O objeto de avaliação em Educação Física e sua relação com as teorias de aprendizagem e conceções de Educação Física.Construção de referenciais (no âmbito da avaliação formativa e sumativa) e seus princípios: articulação entre o currículo e avaliação; enfoque no desenvolvimento de competências; enfoque naquilo que o aluno É capaz de fazer (pontos fortes); transparência e clareza; respeito pelo ecletismo e desenvolvimento multilateral; respeito pela flexibilização de percursos formativos.Referências para a definição do sucesso em Educação Física e seus aspetos operacionais.Decisões tomadas no seio do departamento de Educação Física relativas à avaliação.A conceção de tarefas autênticas de suporte à avaliação.A observação direta em contexto de ação.A construção de instrumentos de avaliação e de sistemas de registo.A construção de protocolos de avaliação sumativa e formativa.A análise dos resultados com vista à identificação de problemas na aprendizagem.

Métodos de ensino e avaliação

A aprovação na disciplina pode ser obtida por dois processos: (1) em regime de “avaliação contínua” ou (2) em exame final.(1) Avaliação contínua – O estudante que obtenha classificação igual ou superior a 10 valores está aprovado na cadeira. O estudante que obtenha uma classificação inferior a 9,5 valores ou não cumpra todas as tarefas de avaliação propostas ou não cumpra os requisitos mínimos de assiduidade , será sujeito a exame final. As tarefas de avaliação podem incluir: trabalhos de grupo; trabalhos individuais; testes escritos; ou apresentações. A classificação final obtida na disciplina será obtida através da seguinte fórmula:60% da média das classificações obtidas nas tarefas de avaliação realizadas em grupo + 40% da média das classificações obtidas nas tarefas de avaliação realizadas individualmente.(2) Exame final – o estudante que obtenha classificação igual ou superior a 10 valores está aprovado na disciplina. O estudante que obtenha classificação inferior a 10 valores mas superior a 7,5 valores será sujeito a uma prova oral onde terá de obter, no mínimo 9,5 valores para ser aprovado na cadeira.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre