Disciplina Curricular

Investigação Educacional IEduc

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 2º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes argumentam a importância e o contributo da investigação para o desenvolvimento profissional e para a assumpção do professor como prático reflexivo.Os estudantes conhecem os diferentes modelos de investigação em educação e diferenciam as premissas ontológicas e epistemológicas associadas a cada um dos modelos.Os estudantes conhecem e dominam as diferentes etapas que compõem o procedimento científico.Os estudantes conhecem os principais paradigmas que têm guiado a investigação no ensino da Educação Física.

Programa

As premissas ontológicas e epistemológicas associadas aos modelos positivista, interpretativo e crítico na investigação educacional;As bases teóricas associadas aos distintos paradigmas de investigação sobre o ensino da Educação Física;As questões éticas envolvidas na investigação educacional;A metodologia e os procedimentos próprios de cada um dos paradigmas e estratégias de investigação;A validade e fiabilidade da investigação.

Métodos de ensino e avaliação

Ao longo do semestre, os estudantes realizarão um conjunto de tarefas em grupo.Todas estas tarefas constituirão etapas para a formação de competências que visam habilitar os estudantes a produzir um projeto de investigação e a apreciar criticamente investigações que já deram lugar a publicações em revistas da especialidade. As tarefas a realizar são as seguintes:1) Selecionar um PROBLEMA considerado fundamental e de resolução prioritária pela comunidade escolar.2) Definir uma estratégia de exploração/revisão da literatura.3) Rever e apresentar oralmente três artigos por cada elemento do grupo. 4) Desenvolvimento de um instrumento de investigação que possa dar respostas relativamente à pergunta de partida formulada pelo grupo.5) Teste individual sobre todos os conteúdos da unidade curricular.Nota Final = (T1 + T2 + T3 + T4 + 4 * T5) / 8

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre