Disciplina Curricular

Ensino e Treino do Desporto Escolar ETDE

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar e apreciar criticamente a estrutura e dinâmica organizacional do sistema do desporto escolar, nas suas diferentes valências. Desenvolvimento e aplicação de didáticas específicas no Desporto Escolar, abrangendo as capacidades, atitudes e competências relativas ao ensino e treino das tarefas desportivas. Como objetivos operacionais pretende-se uma formulação de estratégias (micro) ao nível da programação e aplicação dos instrumentos de intervenção nas atividades desportivas, e ainda uma organização dos conteúdos específicos de forma progressiva, variada e equilibrada, permitindo “gerir” o indivíduo dentro da atividade com maior eficiência (Planear, Conduzir e Avaliar as atividades do desporto escolar).Conhecimento da estrutura de ligação, entre a perceção dos conteúdos de uma atividade e os processos de intervenção, ao nível da compreensão e explicação das técnicas/situações. A disciplina organiza-se em curso teórico-prático, visando a formulação de estratégias na programação das atividades desportivas, tendo em vista a sua aplicação no Desporto Escolar, quer em termos técnicos (aprendizagem de tarefas motoras – observação e correção) quer em termos estruturais (integração do conhecimento – planeamento).

Programa

» MÓDULO 1 – Organização do Sistema do Desporto Escolar - Identificar a estrutura e dinâmica organizacional do desporto escolar, nas suas diferentes vivências- Análise e interpretação do Desporto Escolar- Programas desenvolvidos do desporto escolar » MÓDULO 2 – Desporto Escolar e Educação Física - Relação entre Desporto Escolar e Educação Física curricular - Análise das valências e das atividades do Desporto Escolar » MÓDULO 3 – Competências no Desporto Escolar – Conteúdos Técnicos Específicos Existem fatores (instrumentos) que estão ligados diretamente com as destrezas (técnicas) e que articulados entre si, permitem melhorar a realização dessas técnicas. Ao pretendermos melhorar as capacidades de resposta motora de um indivíduo numa atividade, é fundamental perceber os comportamentos, de modo a rentabilizarmos os objetivos quer parciais quer globais. A atitude mental, deve relacionar-se quer com a forma como os conteúdos são ensinados, quer com o grau de desenvolvimento (dificuldade/complexidade) da própria tarefa a aprender. Competências- Competências Técnicas e aspetos Táticos no Desporto Escolar - Competências Físicas no Desporto Escolar- Conceitos aplicativos – processos de ensino e treino no Desporto Escolar A avaliação nos processos de ensino e treino - Organização das atividades desportivasDesportos Individuais (Ginástica) Desportos Coletivos (Voleibol) Desportos de Combate (luta) Desportos de Deslize (Skate; Surf)Desportos de Natureza/Grandes Espaços (escalada; orientação) » MÓDULO 4 – Observação e intervenção nas Técnicas - Técnicas de observação desportiva (Observar como, quando e o quê) Compreender as técnicas em função dos objetivos de execução – Instrumentos de análise e observação das técnicas Explicar as técnicas em função dos desvios ao padrão – Instrumentos de intervenção – correção dos erros » MÓDULO 5 – Planeamento Estratégico – Sistemas de Planeamento Ao falarmos num processo de planeamento – gestão, estamos a dar origem à organização de um sistema (conjunto de elementos ligados entre si e formando um todo). Planear as ações não é mais do que um conjunto de condutas articuladas entre si em função de um objetivo. O planeamento é, portanto, a forma como temporizamos as ações a desenvolver - Identificar os princípios do planeamento – Conceitos e aplicação no desenvolvimento da atividade - A condução do Treino no planeamento – Relação dos conteúdos e etapas de desenvolvimento - A avaliação nos processos desenvolvidos – Observação das técnicas e do treino nos diferentes períodos - Os conceitos no planeamento – Interligação entre as etapas de formação (desenvolvimento do jovem) e a complexidade das tarefas (níveis técnicos)

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação contínua» Obtenção de sucesso: pontuação final mínima 10 valores* Aulas práticas assistidas 2/3* Organização de planeamentos estratégicos (Ilustração prática da aplicação do planeamento em cada área desenvolvida - 5) – 60% da nota finalAvaliação Teórica/Teste – Matéria abordada nas diversas áreas de intervenção (40% da nota final)Exame Final» Exame final, de acordo com os seguintes objetivos:* Nota final em avaliação contínua, inferior a 10 valoresO resultado final consiste em teste escrito (avaliação teórica) e teste oral (avaliação teórico-prático)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre