Disciplina Curricular
Gestão e Cultura Organizacional Escolar GCOE
Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de Gestão e Cultura Organizacional Escolar parte dos olhares sociológicos sobre a educação para a proposição de modos de intervenção na organização escolar; privilegia o nível de análise meso-sociológico (em torno do objeto “estabelecimento escolar”), mas articula-o com as análises de cariz macro (instituição escolar) e micro (relação pedagógica). Tem como objetivos: (a) promover a compreensão dos fenómenos da massificação escolar, das desigualdades escolares e do insucesso escolar; (b) promover o conhecimento sobre os estabelecimentos escolares como organizações e os processos que aí contribuem para a mudança das práticas educativas, contribuindo para a competência de contextualizar as práticas escolares, as inovações e as reformas educativas; (c) contribuir para as competências de análise e intervenção no âmbito de atividades de gestão pedagógica das escolas.
Programa
Como as escolas reproduzem e transformam a Sociedade e como a Sociedade reproduz e transforma as escolas. Notas sobre os debates atuais acerca do modelo escolar, os estabelecimentos de ensino e os modos de gestão e administração das escolas. Da massificação escolar e da multiplicação dos fatores de heterogeneidade na escola às escolas como espaços de intervenção. Mudança, reforma e inovação educativa. As escolas fazem, ou não, diferença nos resultados dos alunos? O estudo da eficácia da escola. O retrato da escola eficaz e a avaliação dos estabelecimentos escolares. Autonomia da escola e Projeto Educativo. O Projeto Educativo de Escola como documento e a lógica de planificação estratégica e enquanto processo de mudança das escolas. Administração e Gestão dos estabelecimentos escolares – o quadro normativo. A escola como organização. Cultura Organizacional escolar, liderança escolar e clima de escola. Implicações nos estudos sobre a inovação e a implementação de projetos no espaço escolar.
Métodos de ensino e avaliação
Os estudantes acedem a duas vias para obter aprovação na disciplina: a via do Exame Final e a via da “avaliação ao longo do semestre” proposta pelo docente. O modelo da “avaliação ao longo do semestre” compreende: Reflexão crítica (8 a 10 pp. A4), individual, processo de apropriação da dinâmica de funcionamento da organização escolar selecionada (30%); Trabalho de grupo sobre uma organização escolar (70%): (a) Análise e descrição do funcionamento das estruturas intermédias de gestão escolar (70%); (b) Apresentação da organização escolar e suas dinâmicas (30%).