Disciplina Curricular

Ensino da Educação Física II EEFis-II

Mestrado Bolonha em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - 3_Plano de Estudos 2015-2016

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2015-2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina tem por objetivo proporcionar ao estudante o aprofundamento de matérias relacionadas com aspetos didáticos gerais e específicos das atividades físicas e desportivas. Procura, pois, contribuir para a compreensão o mais alargada possível do quadro de intervenção profissional no âmbito do ensino da Educação Física nos ensinos básico (ao nível do 3.º ciclo) e secundário. Neste sentido, pretende-se que o estudante se interesse pelo aprofundamento científico no que toca aos diferentes tipos de processos de estruturação de conteúdos atendendo às especificidades de aprendizagem nas atividades físicas e desportivas em geral. Além disso, orienta-se o estudante para a análise da “prática” em atividades físicas e desportivas diversificadas, de forma a que as consiga enquadrar no âmbito de uma análise científica.Paralelamente pretende-se que o estudante possa demonstrar capacidade de realizar projetos de inovação científico-pedagógica.

Programa

Temáticas a estudar:1. Objetivos, conteúdos e organização das atividades físicas e desportivas no âmbito do ensino básico e secundário;2. A sessão de trabalho e as especificidades dos conteúdos das diferentes atividades físicas e desportivas (desportos individuais, desportos coletivos, desportos de combate, desportos de raquete, desportos de aventura, etc.);3. Desenvolvimento de projetos de organização metodológica de/para as diferentes atividades físicas e desportivas;4. Análise das ‘práticas’ e desenvolvimento de projetos de investigação científica no âmbito das atividades físicas e desportivas;5. Introdução ao estudo da ‘Observação Sistemática’: aspetos teóricos, técnicas e funções, instrumentos de observação (GTS, SOCP, SOCA, SOFB, etc.), diferentes métodos de recolha e registo dos dados, a observação de diagnóstico, o treino de observação.

Métodos de ensino e avaliação

1. Aspetos Gerais: Cada estudante tem de assegurar 2/3 de presenças efetivas a cada tipo de sessões (práticas de laboratório e teórico-práticas de laboratório). O estudante é aprovado na disciplina com uma classificação global positiva (10 valores ou superior) resultante da média dos trabalhos que tiver de desenvolver e não receberá aprovação na disciplina se, em qualquer um dos atos de avaliação, obtiver classificação inferior a 7,5 valores. Independentemente da classificação final, o estudante deverá realizar uma prova oral, caso não seja dispensado da mesma.2. Aspetos Específicos: Relatório individual de análise de ensino das sessões de ensino simulado lecionadas pelo estudante (50% da nota final) e Trabalho de pesquisa, individual ou em grupo até um máximo de três elementos (30% da nota final), assim como as respetivas apresentações e defesa: num total de 80% da nota final; Apreciação do nível de empenho (inclui a apreciação nas aulas de ensino simulado lecionadas enquanto ‘professor’, apreciação da participação nas aulas de ensino simulado enquanto ‘aluno’, apreciação da participação em todas as aulas de prática de laboratório, e assiduidade): 20% da nota final.3. Exame final: uma prova teórica e outra prática (caso não tenha aprovação na avaliação contínua, ponto 1 e 2).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre