Disciplina Curricular
Fisiologia do Exercício Clínico FCE
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 4_Plano de Estudos 2021/2022
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Conhecer a fisiologia dos diferentes tecidos, órgãos, aparelhos e sistemas na resposta aguda e na resposta crónicaao exercício; 2. Conhecer os mecanismos fisiopatológicos subjacentes a doenças específicas cuja terapêutica e prevençãobeneficiem com o exercício; 3. Conhecer a implicação do exercício de caráter regular e sistemático na promoção da saúde e na prevenção dadoença.
Programa
1. Fisiologia do Exercício - Conceito. Perspetiva histórica. Conceito de adaptação fisiológica; 2. Anatomia, histologia, fisiologia, do sistema respiratório, cardiovascular e neuromuscular; 3. Resposta cardiovascular ao exercício: resposta aguda ao exercício aeróbio, adaptações ao treino aeróbio, respostaaguda aos exercícios de força, adaptações ao treino da força; 4. Contraindicações, restrições gerais e específicas de âmbito cardiovascular para a prática de exercício. Critérios deelegibilidade; 5. Função metabólica e fisiopatologia relacionada com a função metabólica: diabetes, dislipidemia, síndromemetabólica, obesidade; 6. Atividade física e condições ambientais: calor, frio, humidade, hipoxia, hiperbaria, microgravidade e acamamento; 7. Os sistemas biológicos e a resposta integrada ao exercício. Sistema nervoso, musculoesquelético,cardiorrespiratório, renal, endócrino, metabólico e imunitário.
Métodos de ensino e avaliação
A vertente teórica apresenta uma característica eminentemente expositiva. A prática laboratorial, baseia-se naresolução e discussão de casos clínicos específicos/estudos de caso, no âmbito do programa da disciplina, sob aorientação do professor. Para o desenvolvimento e explicação das diferentes matérias do programa, utiliza-se apoio deimagem (PowerPoint) e presença em laboratório. A literatura de suporte para cada tema é constituída por um livrobase/livro de texto, e referências específicas (1-2) para cada tema. O trabalho autónomo envolve a análise epreparação de fichas com estudos clínicos, complementados pela consulta e estudo regular da bibliografia fornecidaao longo do curso. A avaliação consiste em uma prova escrita em duas fases: 1) teste de múltipla escolha 2) Desenvolvimento de umtema por aluno, realizado em 24 horas, com consulta e segundo regras rígidas de escrita – modelo tipo de um artigode revisão. Os estudantes aprovados podem realizar um exame oral por opção.