Disciplina Curricular
Exercício Físico e Doença Cardiovascular e Respiratória EFDCR
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 4_Plano de Estudos 2021/2022
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Descrever e analisar a etiologia e a fisiopatologia da doença cardiovascular e respiratória; 2. Descrever os mecanismos fisiológicos envolvidos nas respostas agudas e adaptações crónicas ao exercício físico,de pessoas com doença cardiovascular e respiratória. 3. Saber interpretar os relatórios de avaliação clínica, e de aptidão física para a prescrição do exercício e efetuar aseleção dos serviços adequados ao estatuto clínico do doente cardiovascular e respiratório para prática do exercíciofísico; 4. Saber efetuar o controlo das variáveis hemodinâmicas do doente cardíaco durante a prática de exercício físico; 5. Dominar a metodologia de treino e prescrição do exercício para pessoas com doença cardiovascular e respiratória 6. Saber efetuar o planeamento de sessões de exercício físico para pessoas com doença cardiovascular e respiratóriainseridas em ciclos de intervenção; 7. Saber efetuar aconselhamento da atividade física nos programas de reabilitação cardíaca e respiratória.
Programa
1. Etiologia, fisiopatologia e fundamentação dos efeitos do exercício regular nas seguintes patologiascardiovasculares: isquémia do miocárdio; Valvulopatias; Insuficiência cardíaca; Doença arterial periférica; Hipertensãoe nas seguintes patologias respiratórias: Doença pulmonar obstrutiva crónica; doença pulmonar restritiva crónica;asma. 2. Respostas fisiológicas agudas e adaptações crónicas do exercício físico na doença cardiovascular e respiratória:exercícios submáximos e máximos e diferentes tipos de exercício. 3. A avaliação cardiorrespiratória integrada. 4. Determinação do risco clínico para a prática de exercício físico. Interpretação dos resultados da avaliaçãocardiovascular, neuromuscular e respiratória e de aptidão física. 5. A prescrição do exercício para doentes cardiovasculares e respiratórios. Especificidades da prescrição do exercíciofísico para doentes idosos do género feminino e de acordo com o enquadramento e a fase de reabilitação.
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas T é utilizado essencialmente o método expositivo recorrendo a slides e filmes. Nas aulas PL é privilegiado otrabalho de grupo, estudo-caso, produção de relatórios e fichas, tarefas que constituem parte do seu trabalhoautónomo, a par da leitura e análise de artigos científicos. As aulas PL pressupõem discussão final sobre o tema da aula com a docente. O aluno opta por avaliação final ou contínua. Avaliação contínua – 1 exame escrito individual(60%) e um trabalho projeto em grupo durante o semestre (40%), cada um cotado para 20 valores. O aluno éconsiderado aprovado na avaliação contínua sempre que a nota final for igual ou superior a 10 valores e nenhuma dasnotas seja inferior a 8 valores. O aluno que reprovar na avaliação contínua realiza exame final de recurso que incluiuma prova escrita sobre toda a matéria e uma prova oral caso a classificação seja igual ou superior a 10 valores noexame escrito.