Disciplina Curricular

Exercício Físico e Doença Músculo- Esquelética e Neuromuscular EFDMEN

Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 4_Plano de Estudos 2021/2022

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar os fatores neuromusculares que influenciam os diferentes tipos de força e descreve as suas adaptaçõesao exercício; 2. Explicar os fundamentos e limitações dos principais métodos de estudo da função neuromuscular; 3. Explicar o significado e importância da variabilidade na função neuromuscular e na prescrição de exercício; 4. Descrever as causas neuromusculares da fadiga muscular em diferentes tipos de solicitação; 5. Identificar os mecanismos envolvidos e as aplicações do treino de força com restrição vascular; 6. Caracterizar e fundamentar o dimorfismo sexual nos diferentes tipos de força; 7. Explicar os efeitos do envelhecimento na função neuromuscular e na prática de exercício físico; 8. Caracterizar as principais patologias músculo-esqueléticas (tendinopatias; lesões musculares; conflito subacromial;síndrome fémoro-patelar; síndrome da banda iliotibial; instabilidade crónica da tíbio-társica) e identificar asconsiderações na prescrição de exercício físico.

Programa

Cada tópico dos conteúdos programáticos responde a um dos objetivos enunciados. O domínio avançado dosfundamentos biológicos sobre o sistema neuromuscular, nomeadamente o comportamento mecânico do músculo, osprocessos de coordenação neuromuscular, e os mecanismos reflexos e superiores de controlo do movimento, é umpré-requisito essencial para a compreensão dos fatores condicionantes das qualidades físicas e da capacidadeadaptativa do sistema neuromuscular ao exercício, bem como à doença músculo esquelética e neuromuscular. Por outro lado, o conhecimento dos fundamentos, aplicações e limitações dos principais métodos de estudo dafunção neuromuscular potencia 1) a capacidade futura de utilização dessas metodologias em estudos de investigação, 2) a melhor compreensão dos contributos dados pela investigação no estudo da função neuromuscular e dosmecanismos de adaptação neuromuscular ao exercício e à doença músculo-esquelética e neuromuscular.

Métodos de ensino e avaliação

curso está dividido em aulas teóricas e aulas laboratoriais. Nas aulas laboratoriais prevê-se contacto com osmétodos de estudo referidos nos conteúdos programáticos. Relativamente ao trabalho autónomo, o aluno deverá porum lado estudar os conteúdos programáticos através da leitura de bibliografia recomendada, e por outro ladovivenciar no laboratório de Função Neuromuscular prática de recolha e processamento básico de dados,acompanhando alguns dos estudos que lá decorrerão. A avaliação é realizada através de relatórios relativos àsatividades laboratoriais e um exame no final do semestre sobre toda a matéria lecionada.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre