Disciplina Curricular
Metodologia da Investigação Científica MIC
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 4_Plano de Estudos 2021/2022
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Introduzir o aluno ao pensamento científico em motricidade humana; 2. Desenvolver as competências teóricas necessárias para a prática da investigação científica, através do estudosistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise,interpretação e apresentação dos resultados; 3. Dominar conceitos fundamentais da investigação científica experimental: problema, hipótese, design deinvestigação, método; 4. Conhecer diferentes tipos de estudo e o contexto da sua aplicação.
Programa
1. Investigação em motricidade humana. 2. O que é ciência e investigação científica? 3. Aspetos éticos da investigação científica 4. Questões, objetivos e hipóteses de investigação e estratégias para responder a essas questões. 5. Usar teorias para construir hipóteses e realizar uma revisão de literatura. 6. Escolher um método 7. Natureza da investigação (validade interna) 8. Representatividade da investigação (validade externa). 9. Recolha e organização dos dados. 10. Descrever e apresentar os dados (significância dos dados) 11. Interpretar e discutir os dados (generalização, explicação, previsão.) 12. Comunicar o estudo.
Métodos de ensino e avaliação
A Avaliação Contínua implica a presença em 2/3 das aulas lecionadas e terá 4 componentes, 3 escritas e 1 oral,realizadas pelos alunos em grupos de 4, designadamente:1) desenhar um estudo justificando a escolha do desenhoexperimental e a validade interna e externa (30%, escrito, máx 3 páginas); 2) Justificar os procedimentos para otratamento de dados (20%, escrito, máx 1 página); 3) Justificar e apresentar hipótese(s) (20%, escrito, máx 1 página,excluindo referências); e 4) apresentar as 3 partes do trabalho (30%, oral, máx 15 min). A nota final é atribuídaseguindo as ponderações percentuais indicadas (nota mínima de 9,5 valores para cada componente). Cadacomponente do trabalho deve ser redigido seguindo as normas APA (6ª ed.). As componentes escritas são de trabalho autónomo e a componente oral é presencial. Exame Final Entrega de um documento escrito relatando um projeto de investigação, na data do exame definida peloconselho pedagógico e nos moldes descritos no programa.