Disciplina Curricular
Ensino da Educação Física I EEF-I
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 3_Plano de Estudos
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificar as características biológicas e sociais do desenvolvimento motor na infância Identificar as finalidades do projeto educativo da Expressão e Educação Físico-motora (EEFM) no âmbito do projeto educativo global do 1º ciclo do ensino básico e da EF; Analisar criticamente a relação entre as Atividades Físicas e Desportivas (AFD) e as da EEFM; Identificar as características do ensino-aprendizagem de qualidade nos 1º e 2º ciclos de escolaridade; Planear e avaliar as aprendizagens dos blocos de conteúdos do programa de EEFM no 1º ciclo, assegurando a diferenciação do ensino de acordo com as necessidades de formação das crianças; Caracterizar as potencialidades de recursos físicos e temporais existentes nas escolas para a otimização do desenvolvimento curricular da EF; Justificar a integração da área curricular da EEFM no projeto educativo multidisciplinar do 1º ciclo
Programa
Projeto Curricular da EE no 1º e 2º ciclos do ensino básico: seu Conteúdo e Organização. Integração da EEFM no Plano de Desenvolvimento Curricular do 1º ciclo. Particularidades do Desenvolvimento Motor e Aprendizagem das crianças no 1º Ciclo e suas implicações para o Ensino-Aprendizagem da EEFM. Potencialização dos Espaços e equipamentos para o ensino da EF. A Organização das AFD’s no 1º ciclo. Sua relação com a EEFM. Análise, em situações reais, do Processo Ensino-Aprendizagem da EF no 1º e 2º ciclos
Métodos de ensino e avaliação
Relatório de grupo com análise crítica do acompanhamento de situações reais de Ensino-Aprendizagem (40 %) Teste Escrito (60 %)