Disciplina Curricular
Biomecânica das Técnicas Desportivas BTDesp
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 3_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Parte Escolar > 2º Ano > Optativas > 107_Optativa V - Exercicio e Saúde
Período:
Grupo: 3_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Parte Escolar > 2º Ano > Optativas > 106_Optativa IV - Exercicio e Saúde
Período:
Grupo: 3_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano > Optativas > 104_Optativa II - Exercicio e Saúde
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Aplicar os princípios fundamentais da mecânica à otimização da técnica desportiva e à prevenção de lesões.2. Conhecer as propriedades mecânicas do tecido biológico e a sua relação com a otimização da técnica desportiva e a prevenção de lesões.3. Conhecer os diferentes métodos experimentais utilizados na biomecânica.4. Interpretar e discutir dados recolhidos (cinemáticos e cinéticos) de movimentos básicos desportivos através desses métodos experimentais.
Programa
1 – Descrição do movimento linear e angular: cinemática.a) Variáveis cinemáticas angulares e lineares: posição, velocidade e aceleração.b) Modelos de corpos rígidos a 3D: definição de referenciais anatómicosc) Métodos experimentais para medir variáveis cinemáticas: a análise de imagem a 3D.2 – Explicar as causas do movimento linear e angular: cinética ou dinâmica.a) Leis de Newton para o movimento linear e angular.b) O movimento do centro de massa de um corpo: teorema do impulso e do momento e teorema do trabalho e energia.d) Momento de força e dinâmica inversa.e) Trabalho, potência e energia rotacionais: ação muscular e transferência de energia.3 – Mecânica dos tecidos e introdução aos modelos músculo-esqueléticos.a) Relação carga-deformação dos diferentes tecidos biológicos.b) Propriedades mecânicas do tecido muscular.c) Introdução aos modelos músculo-esqueléticos: estimar a força e a ativação muscular.
Métodos de ensino e avaliação
A nota final da disciplina é obtida, em alternativa, por “Avaliação contínua” ou por “Avaliação em exame final”.1. “Avaliação contínua”Para ter acesso à avaliação contínua, o estudante deve comparecer pelo menos às aulas laboratoriais. O processo de avaliação contínua consiste na realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e de um teste individual (50%).O guião para a realização do trabalho, bem como os critérios de avaliação, será disponibilizado no site do Sistema de Gestão de Aprendizagem.A nota mínima de cada componente é de 9,5 valores.2. “Avaliação em exame final”A avaliação por exame final inclui uma prova escrita que engloba toda a matéria (70%) e a realização de um exame oral (30%).O aluno deverá obter, no mínimo, 9,5 valores em cada uma das componentes. A nota final deverá também ser superior a 9,5 valores.