Disciplina Curricular
Teoria e Tecnologias da Comunicação TTC
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 3_Plano de Estudos
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1.- Conhecer e analisar conceitos básicos relativos à origem e desenvolvimento da Tecnologia Educativa como área científica. 2.- Identificar, analisar e avaliar diferentes linhas de investigação em educação no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). 3.- Conhecer e analisar alguns dos contributos da psicologia cultural para o âmbito das TIC. 4.- Descrever algumas das metodologias de investigação aplicadas à utilização das TIC em contextos de formação. 5.- Refletir sobre o papel da investigação em novos campos formativos que envolvem as TIC.
Programa
A. As tecnologias da informação e da comunicação na sociedade atual; B. A Tecnologia Educativa: Origens, desenvolvimento disciplinar e principais tendências. C. Principais linhas de Investigação no âmbito da Tecnologia Educativa. D. As Teorias da Aprendizagem como suporte da Tecnologia Educativa. E. Algumas ferramentas conceptuais para interpretar a mediação tecnológica. F. Procedimentos e metodologias de investigação em educação aplicadas ao campo das TIC. 5.- Refletir sobre o papel da investigação em novos campos formativos que envolvem as TIC.
Métodos de ensino e avaliação
Realização de dois trabalhos individuais, escritos, de curta dimensão: a) síntese das temáticas de lecionadas; b) reflexão pessoal sobre uma das temáticas abordadas intersetando as ideias de pelo menos dois dos textos recomendados. 5.- Refletir sobre o papel da investigação em novos campos formativos que envolvem as TIC.